Nota da ADCESP sobre o encerramento de 12 dos 26 programas de pós-graduação da Unisinos

A ADCESP, Seção Sindical dos Docentes da UESPI, repudia veementemente a decisão da UNISINOS de modo abrupto e sem consulta à comunidade acadêmica de descontinuar 12 Programas de Pós-Graduação (PPGs), no final de julho deste ano.

Por meio de nota, a instituição confirmou que 12 PPGs serão descontinuados, dentre eles: Arquitetura, Biologia, Ciências Contábeis, Ciências Sociais, Comunicação, Economia, Enfermagem, Engenharia Mecânica, Geologia, História, Linguística Aplicada e Psicologia. Demissões também teriam sido anunciadas pela universidade, mas ainda não foram confirmadas. Destes PPGs, alguns com conceito 6 na CAPES, como o Programa de Pós-Graduação em Ciências da Comunicação.

A Associação Nacional dos Programas de Pós-Graduação em Comunicação (Compós) emitiu nota, contra o fechamento do PPG de Comunicação da Unisinos, “uma referência histórica para a pesquisa em Comunicação no Brasil”. A Compós destaca ainda que seus grupos de pesquisa são parte de dezenas de projetos nacionais e internacionais, inclusive com financiamento — projetos que, acrescenta, devem ser encerrados com o fechamento do programa. Salienta ainda: “Construir um programa deste porte — com tudo e todos que isso envolve — demora décadas. Para destruir, basta uma canetada”.

A Capes também emitiu nota citando aumento em investimentos na pós-graduação da Unisinos. “O número de bolsas destinadas aos estudantes dos cursos de mestrado e doutorado aumentou de 644, em 2021, para 754, em 2022, e os recursos subiram de R$14,4 milhões para R$15,4 milhões neste período”, consta na nota.

A ADCESP se solidariza com a comunidade acadêmica prejudicada por um ato que afeta negativamente o progresso da ciência no Brasil. Muitos professores da UESPI são egressos dos Programas de Pós-Graduação descontinuados, como os professores e professoras Ricardo Vernieri, Lucineide Barros, Jaqueline Torres, Willian Mazza entre outros.

Não são apenas Programas de Pós que são descontinuados, são projetos de vida dos docentes e discentes, muitos deles com mais de 30 anos dedicados ao ensino, pesquisa dentro da UNISINOS. É um apagão na ciência, vários espaços de produção de conhecimento que são encerrados em detrimento de uma lógica mercantil.