Com defasagem salarial 55,47%, docentes da UESPI iniciam Campanha Salarial 2021

 

Na última quarta-feira, 08/09/2021, a categoria docente da UESPI reuniu-se em Assembleia Geral Virtual, para debater a Campanha Salarial 2021. A Assembleia iniciou com alguns informes sobre a reunião da Coordenação Estadual da ADCESP com a Reitoria da UESPI (que discutiu o retorno presencial das aulas e também as negociações com o governo do Estado acerca da questão salarial da categoria), o funcionamento da sede social do sindicato e também com a leitura da Ata da última Assembleia.

Em seguida, o professor e economista Gleudiano Rodrigues apresentou um Estudo, encomendado pela Coordenação Estadual da ADCESP, para fundamentar a Campanha Salarial desde ano. O Estudo é uma pesquisa de caráter quantitativo e qualitativo sobre as perdas salariais dos docentes da Universidade Estadual do Piauí (UESPI) para períodos posteriores a Maio de 2013, apresentando as perdas salariais frente à inflação do período compreendido entre Maio de 2013 e Agosto de 2021.

 

O professor Antonio Dias explicou o motivo pelo qual o Estudo é feito a partir de 2013. “Embora tenha havido um incremento salarial em 2014 e 2015, isso se deu para atender perdas antes de 2013. Os reajustes destes dois anos foram frutos de uma negociação anterior a 2013, que foi parcelado”, finalizou.

Entre Maio de 2013 e Agosto de 2021, a inflação acumulada no período foi de 58,92%. Descontando os reajustes concedidos em Janeiro de 2017 (1,5%) e 2018 (2,95%), os vencimentos dos docentes da UESPI apresentam uma defasagem de 54,47%. Esse valor é o referencial mínimo para solicitação do reajuste salarial. Contudo, esse valor é passível de acréscimo de 1% em decorrência de elevação da taxa de desconto previdenciário. Isso totaliza uma perda do poder de compra de 55,47% no período.

Considerando que o Estudo apresentado demonstrou que a inflação oficial fez com que os salários dos docentes da UESPI perdessem mais de 50% do seu poder de compra, a categoria docente debateu e apresentou as seguintes propostas: formulação e lançamento de uma campanha com Outdoors com foco na valorização docente (carreira, salários e condições de trabalho); mobilizar toda categoria para a efetiva participação na Campanha Salarial; realizar ações presenciais na UESPI (durante dias de vacinação) com materiais da Campanha, etc.

Ao final, foi aprovada a criação de uma Comissão de Trabalho para planejamento da Campanha Salarial 2021, formada pelos membros da Coordenação Estadual e Coordenações Regionais e por representantes de base. Durante a Assembleia se colocaram para compor a Comissão os/as seguintes representantes: Marcos Vinícius, Iraneide Soares, Janete Brito, Lucineide Barros e José Bispo. A Comissão deverá se reunir ainda nesta semana para definir os primeiros passos da campanha, assim como uma data para uma nova Assembleia Geral da categoria.