ADCESP DECLARA APOIO À LUTAS DOS PROFESSORES E ESTUDANTES DO CAMPUS DE OEIRAS

O Sindicato dos(as) Docentes da Universidade Estadual do Piauí – ADCESP, por meio deste instrumento, aplaude e manifesta total apoio e solidariedade à luta e mobilização de professores e estudantes do Campus Professor Possidônio Queiroz, em Oeiras, que revindicam condições mínimas de funcionamento do Campus, que  não estão sendo disponibilizadas pela Administração Superior da UESPI e pelo Governo do Estado do Piauí.

Há um calendário de mobilização que foi construído entre professores e estudantes, que está ocorrendo sem prejuízo das atividades docentes e discentes. O objetivo é que essas mobilizações externem os graves problemas da instituição e permitam a construção de soluções sem que seja necessário a interrupção integral do calendário.

A ADCESP, ainda, por entender que as lutas serão mais fortes quando travadas coletivamente, aproveita este ensejo para se colocar à disposição dos professores do Campus de Oeiras, e também de todas as demais unidade (Campus, Centros, Núcleos) de ensino da UESPI, para somarmos forças contra os ataques que: precarizam condições de trabalhos da comunidade uespiana, desvalorizam o trabalho docente e descumprem o Plano de Cargos Carreira e Salário dos professores.

 

Pautas de reivindicação dos docentes de Oeiras:

1. Concurso imediato para professor efetivo do curso de Matemática;
2. Encaminhamentos, junto ao Conselho Estadual de Educação do Piauí, para a publicação dos pareceres de avalição para reconhecimento dos cursos de Letras/Português, Pedagogia e História;
3. Encaminhamento para abertura de novas turmas para 2020.1 dos cursos de Letras/Português, Pedagogia e História;
4. Pagamento integral das bolsas de monitoria em atraso e dos demais auxílios estudantis;
5. Nomeação imediata de professor efetivo para o curso de História;
6. Cronograma definitivo de conclusão e inauguração do novo campus de Oeiras.

 

Calendário de mobilização: 

27.09, às 19h: intervenção no Congresso Internacional de Direitos Culturais – Oeiras;
30.09, às 19h: Intervenção na sessão da Câmara Municipal de Oeiras para cobrar a execução dos encaminhamentos aprovados em Audiência Pública realizada no dia 14 de junho;
02.10, às 19h: assembleia geral no auditório do campus para avaliação da mobilização.

Coordenação Estadual da ADCESP