ESTUDANTES DA UESPI DO DIRCEU OCUPAM O CAMPUS COMO PROTESTO EM APOIO AOS TERCEIRIZADOS, QUE NÃO RECEBEM HÁ TRÊS MESES

Hoje (25/09) pela manhã estudantes de vários cursos do Campus Clovis Moura (Dirceu), da Universidade Estadual do Piauí – UESPI trancaram os portões da universidade em protesto contra o atraso no pagamento dos trabalhadores terceirizados, que há três meses não recebem salário. Os trabalhadores decidiram fazer uma paralisação e o reflexo disso é visto por todo o Campus: lixo espalhado por todo lado, banheiros e salas sujas e estudantes sem terem como assistir aula.

Hoje (25/09) não houve aula no campus. Parte dos estudantes, de forma voluntária, decidiu limpar a universidade, cumprindo um papel que deveria ser o Estado. Antônia é estudante de letras e fala sobre os motivos que levaram os estudantes a tomarem essa decisão.

“Sabemos e temos consciência pelo motivo que estamos lutando. Estamos lutando pelo pessoal da limpeza e da segurança. É impossível estudar em uma universidade toda suja, com banheiros sujos, salas de aulas sujas, lixo espalhado. E sabemos que isso não é culpa dos trabalhadores e sim do governo e da empresa que não pagam os salários. Isso é um vergonha e é preciso que o governo tome uma atitude”, afirma.

O protesto ganhou apoio de moradores, pais e mães de alunos e lideranças comunitárias da região do Grande Dirceu. A coordenadora geral da Associação dos Docentes da UESPI – ADCESP, Rosângela Assunção, que também é professora no Campus Clovis Moura declarou total apoio do sindicato à luta dos estudantes.

“O campus Clovis Moura vem sendo alvo de duros ataques. No começo do ano já houve um corte de quase 50% do pessoal da limpeza, o que dificultou o trabalho dos terceirizados. Agora, a falta de pagamento afeta não apenas a limpeza, mas o ensino na instituição”, afirma.

Os estudantes devem se reunir na tarde de hoje para definir as próximas ações que serão tomadas.