ESTUDANTES DO CURSO DE MATEMÁTICA OEIRAS ESCREVEM CARTA DENUNCIANDO O DESCASO QUE ESTÃO SOFRENDO

Veja abaixo, na íntegra, carta escrita por estudantes do curso de matemática do Campus Professor Possidônio Queiroz – Oeiras. 

 

A MATEMÁTICA PEDE SOCORRO

Já se passaram quase 4 anos desde que iniciamos o curso de matemática na UESPI Campus Professor Possidônio Queiroz (OEIRAS). Dada às dificuldades enfrentadas ao longo desse período, apenas 12 dos 40 alunos matriculados permanecem na caminhada. O nosso sonho de contribuir para a educação básica do nosso estado, bem como para o desenvolvimento da matemática, é o que nos mantém nessa luta constante diante do descaso do governo estadual e da administração superior da instituição.

Os problemas são muitos. Estamos SEM COORDENAÇÃO, SEM PROFESSORES e SEM MATRÍCULAS efetivas. A direção do campus enviou vários ofícios e encaminhamentos à reitoria em Teresina, no entanto, todas as solicitações foram negadas. A resposta seria se “matricular nos outros cursos” (história, pedagogia, letra/português) ou ir cursar em Teresina (inviável). O sonho de concluir nosso curso com êxito tem sido adiado dia após dia. Já se passaram três semanas da volta às aulas e nos encontramos prejudicados, com sentimento de total desprezo por parte do governo e administração superior.

A situação precária de muitos cursos da UESPI já se tornou clínica, atualmente cerca de 600 disciplinas estão sem professores. O Campus Professor Possidônio Queiroz (OEIRAS) já perdeu alguns cursos por causa dos mesmos problemas, Matemática pode ser o próximo. NÃO PODEMOS DEIXAR ISSO ACONTECER!!

O curso de Matemática do nosso Campus é o único em todo o território do vale do Canindé. A demanda por professores dessa área em nosso município é muito grande, sendo que a maioria dos poucos profissionais atuantes na rede municipal e estadual são frutos das turmas anteriores do Campus Professor Possidônio Queiroz. Outro dado relevante sobre a importância desse curso em Oeiras, é que atualmente a cidade é polo olímpico da OBMEP (é exigido que a tutoria do programa seja feita por acadêmicos de matemática), podendo se tornar nos próximos anos a maior potência nas olimpíadas de matemática no estado. Para que esse trabalho tenha continuidade a curto e longo prazo, é preciso maior investimento nos profissionais que estão se formando na cidade e que irão contribuir para a educação básica do município.

Nós, alunos de matemática da UESPI Campus Professor Possidônio Queiroz, externamos aqui nossa indignação e tristeza pela situação de descaso e desrespeito à toda comunidade acadêmica da nossa instituição e pedimos o apoio de toda a sociedade oeirense, bem como dos demais municípios, e às autoridades políticas da nossa região e estado, para que nos apoiem nessa luta cobrando melhorias para nossa instituição, principalmente ao curso de matemática.

COMPARTILHEM
#Somos_Todos_UESPI_Oeiras
#Juntos_nao_seremos_vencidos
#todos_pela_matemática
#Essa_Luta_Tambem_é_Minha
#sos_uespi_oeiras
#juntossomosmaisfortes