Docentes e Discentes da UESPI Campus Oeiras promovem ato político “ O DIA D – EU VIVO A UESPI”

A mobilização contou com a exposição de banners dos projetos de pesquisas,  extensão e eventos para chamar atenção da população. 

Na última terça-feira, 30 de janeiro de 2024, professores, professoras e estudantes do campus de Oeiras da UESPI se reuniram na Praça das Vitórias para abordar as pautas da greve no evento intitulado “O Dia D – EU VIVO A UESPI”. 

A mobilização destacou a defasagem salarial da categoria docente, superior a 68%, a ação antissindical do Governo do Estado (que efetuou cortes de salários de 63 docentes), além dos impactos do PL 09/2023 no desenvolvimento do ensino, pesquisa e extensão.

A professora e historiadora da UESPI, Gabriela Berthou, enfatiza a importância da participação da comunidade acadêmica nas atividades da greve. “O corpo docente e discente do campus de Oeiras sempre se faz presente nas lutas por melhores condições de trabalho e estudos, e nessa greve não tem sido diferente”, afirma.

Durante a ação política, docentes e discentes também deram visibilidade a outras demandas, como a falta de transporte e o Restaurante Universitário (RU) no campus de Oeiras. “Temos o direito de lutar por condições dignas de trabalho e estudo”, destaca a professora.