Docentes da UESPI decidem intensificar as mobilizações em torno da pauta salarial e aprovam indicativo de greve a ser analisado brevemente

Os/as docentes da Universidade Estadual do Piauí se reuniram na última sexta-feira (02), no Campus Clóvis Moura, em Assembleia Geral Híbrida, com participação remota e presencial, para analisar, debater e deliberar acerca das propostas apresentadas na última rodada de negociação com o governo do estado.

Em reunião no dia 30/05, o secretário de administração Samuel Pontes do Nascimento, confirmou a decisão do Governador Rafael Fonteles em não debater a recomposição das perdas salariais da categoria docente, que já ultrapassa os 62%, e de jogar para o segundo semestre as discussões em torno do reajuste salarial que, segundo o secretário, deve acontecer de forma linear para todas as categorias.

Diante da postura do Governo, a categoria aprovou um indicativo de greve a ser debatido em breve, logo após novas tentativas de negociação com o governo do estado. Além do indicativo de greve, a categoria deliberou permanência constante de mobilização, visando novas mediações com o Governo do Estado e Administração Superior da UESPI, bem como o fortalecimento interno da categoria, com convites aos aposentados/as à somarem nas mobilizações e fortalecimento dos campi da UESPI para compor os espaços de discussão como audiências públicas na Assembleia Legislativa e em câmaras municipais.

A categoria também aprovou a implementação de divulgação da campanha salarial nas mídias, espaços de rádio e TV, outdoor, etc.

Essa assembleia deu inicio à uma proposta da atual gestão de descentralizar os locais de realização das assembleia, afim de mobilizar os mais diversos campi da UESPI.