Uma semana de lutas, mobilização e debate público

ADCESP agradece à participação de estudantes, docentes e técnicos dos campi, bem como o apoio das Câmaras de Vereadores de Floriano e Parnaíba.

Estamos em campanha salarial, buscando ampliar os espaços de debates e provocar os gestores públicos quanto à necessidade, cada vez mais urgente, de criar caminhos para solucionar os vários problemas enfrentados pela Universidade Estadual do Piauí (UESPI). Na semana passada, estivemos mobilizados/as em Teresina, Floriano e Parnaíba. Extrapolando os muros das universidades, levamos a sala de aula para as ruas e praças, somando à articulação nacional do ANDES-SN em torno da Semana de Lutas das Instituições Estaduais e Municipais de Ensino Superior.

A coordenação estadual da ADCESP agradece aos estudantes, professores/as, técnicos/as administrativos e toda à sociedade piauiense que somou forças nas atividades realizadas nos últimos dias. Um esforço coletivo importante, não apenas como espaço de visibilidade, mas sobretudo como espaço político de organização e mobilização da comunidade universitária. É preciso defender a UESPI e dar a ela o seu devido valor, como patrimônio da educação pública do Piauí.

A coordenação agradece ainda o espaço de diálogo criado pelas Câmaras de Vereadores de Floriano e Parnaíba. Na última quarta-feira (24) aconteceu uma audiência pública em Floriano e na sexta-feira (26), em Parnaíba. Acreditamos que esse é o papel dos espaços legislativos municipais, dialogar e buscar soluções para os problemas sociais de interesse do povo.

 

“Porque pedimos uma audiência em Floriano e Parnaíba? Porque a Assembleia Legislativa inviabilizou uma audiência em nível estadual, negou discutir reposição salarial. Aqui, evidentemente, este poder não poderá resolver essa gama de problemas que a nossa universidade tem. Porém, essa casa pode, ao final, fazer um documento em solidariedade à luta dos professores e estudantes da UESPI. Assim como, os vereadores aqui presentes podem dialogar com os deputados das suas bancadas acerca da importância de debater as questões da UESPI”, afirmou o professor Robison Pereira, durante audiência em Floriano.

A ADCESP avalia positivamente a realização das audiências públicas municipais, bem como das mobilizações que antecederam, com atos públicos e aulas públicas. “A campanha salarial segue, agora mais forte e animada pela coragem dos nossos professores e estudantes. Nesta quarta-feira (31) está marcada uma nova rodada de negociação com o governo do estado, onde esperamos uma respostas mais concreta acerca da recomposição das perdas salariais da categoria; na quinta-feira (01), iremos realizar uma Live para debater especificamente a questão das cotas para Pessoas com Deficiência no Concurso da UESPI e, na sexta-feira (02), faremos uma assembleia geral para debater os próximos rumos do nosso movimento. Vamos seguir firmes e unidos em defesa da UESPI”, afirma Lucineide Barros, coordenadora geral da ADCESP.