Em caravana, Coordenação Estadual da ADCESP faz reuniões de mobilização com docentes de Picos, Floriano e Oeiras

A Coordenação Estadual da ADCESP realizou na última semana uma caravana para visitar três campus da Universidade Estadual do Piauí (UESPI) no interior do estado: Floriano, Oeiras e Picos.  O objetivo da visita trata sobre a mobilização da categoria docente por todo o estado do Piauí para contribuir no fortalecimento da Campanha Salarial 2023, aprovada em Assembleia Geral na última terça-feira (17), realizada no Campus Poeta Torquato Neto, em Teresina.

A caravana saiu da capital piauiense na última quinta-feira (19) em direção à Floriano e contou com a participação das professoras Lucineide Barros, Lina Santana e do professor Marcelo Reges.

VISITA AO CAMPUS DA UESPI EM FLORIANO

A reunião no Campus Dra., Josefina Demes contou com a presença de 15 professoras(es), incluindo coordenadoras(es). No encontro, foram discutidas questões relacionadas à Campanha Salarial 2023, apresentados estudos sobre a defasagem salarial, discutidas estratégias para deflagração da campanha, levantadas questões relacionadas ao concurso e exposição de  informações sobre a perspectiva de serem incluídos os tickets de alimentação no salário dos docentes.

Segundo o Prof. Robinson, foi um encontro muito bom para as professoras e professores participantes e, para o docente, a Coordenação da ADCESP está cumprindo a meta estipulada no seu planejamento no que diz respeito ao estreitamento das relações entre docentes e coordenação, fortalecendo cada vez mais o sindicato.

VISITA AO CAMPUS DA UESPI EM OEIRAS

A reunião no Campus Prof. Possidônio Queiroz contou com a presença de 12 professoras(es), incluindo coordenadoras(es). Para o Prof. Harlon Lacerda, Diretor do Campus de Oeiras e organizador do encontro, a visita da Coordenação da ADCESP foi de grande importância em relação às discussões sobre a Campanha Salarial 2023, as condições de trabalho dos docentes rotineiramente dentro do ambiente universitário e à própria universidade. 

 Segundo o diretor, a ADCESP sempre foi um sindicato atuante, se articulando positivamente com todas as suas unidades e agora, com a posse da nova gestão, essa posição é enfatizada. O professor também afirma que o encontro possibilitou a compreensão dos docentes sobre a atual conjuntura que se encontram o Governo do Estado e a Administração da UESPI em relação à Campanha Salarial 2023.

VISITA AO CAMPUS DA UESPI EM PICOS

A reunião no Campus Prof. Barros Araújo contou com a presença de 6 professoras(es), incluindo coordenadoras(es). De acordo com a Profa. Eliana Pereira, os docentes se mostraram preocupados com a defasagem salarial apresentada, afirmando que estes se esforçam para atender as demandas da instituição.

A falta de estrutura básica do campus e a dificuldade de professores de outros estados em se fixarem na UESPI devido os pagamentos não serem condizentes com as titulações, foi outro argumento trazido pelos docentes.

Sugeriu-se, ainda, que no processo da Campanha Salarial a ADCESP busque o apoio de integrantes do governo que também fazem parte dos quadros da Universidade, para contribuírem no processo de negociação.