Professores(as) da UESPI aprovam início da Campanha Salarial 2023; defasagem salarial chega a 62%

Assembleia elegeu ainda represente docente para o CONSUN e Abaixo assinado em favor da realização do concurso

Texto: João Pedro | Edição: Luan Matheus

  

 

Na manhã da última terça-feira (17), foi realizada a primeira Assembleia Geral Presencial dos(as) Docentes da Universidade Estadual do Piauí (UESPI) sob a nova gestão “Amar e mudar as coisas me interessa mais”, que teve como pautas a escolha de representante sindical para o Conselho Universitário da UESPI (CONSUN) e apresentação dos estudos sobre as perdas salariais.

A assembleia foi realizada no espaço do Anfiteatro do CCN do Campus Torquato Neto, em Teresina, e contou com transmissão remota através do Google Meet para que os(as) docentes de todo o estado pudessem participar do evento no formato híbrido.

A assembleia foi iniciada com a leitura e aprovação da ata da última assembleia. Em seguida, foram repassados alguns o informes, entre eles, sobre o edital de concurso público para professor/a efetivo/a. Após debate, a categoria aprovou a realização de um abaixo assinado virtual pedindo celeridade na publicação do edital e participação efetiva dos colegiados de curso na definição do perfil das vagas.

Após os informes, a assembleia elegeu, por unanimidade, a Profa. Rosângela Assunção como representante sindical no CONSUN. Em seguida, foram apresentados aos(às) docentes os estudos dos últimos 10 anos (abril 2013 – janeiro 2023) de perdas salariais dos(as) professores(as) da UESPI, com uma defasagem em cerca de 62,22%.

Desse modo, foi encaminhado pelos(as) docentes o início da Campanha Salarial 2023, que deve ser intensificada em abril, no retorno do novo período letivo da UESPI. Segundo Idelmar Cavalcante, Coordenador de Comunicação da ADCESP, serão realizados mais estudos sobre as perdas salariais e pesquisas com outras universidades estaduais espalhadas pelo nordeste, a fim de estabelecer comparativo sobre a realidade salarial dos instituições.

Para o coordenador, a categoria docente vai se organizar nas frentes política e técnica para conseguir maior êxito durante as negociações a respeito da Campanha Salarial 2023.

RESUMO DO ESTUDO PARA CAMPANHA SALARIAL ADCESP 2023
1 – Período da análise: abril de 2013 a janeiro de 2023.
2 – Índice inflacionário: IPCA/IBGE.
3 – Inflação acumulada: 75,76%.
4 – Reajustes acumulados no período: 14,54%.
5 – Defasagem acumulada: 62,22%.

No período analisado observa-se uma inflação acumulada de 75,76%, os reajustes salariais conquistados no mesmo período totalizam 14,56%, descontamos desse valor o aumento do reajuste da taxa previdenciária de 1% ocorrido em 2017, o que permite concluir que houve um reajuste de 13,56% no período.

Contrapondo os reajustes acumulados no período com a inflação acumulada no período, temos uma defasagem salarial de 62,22%, sendo esse um valor de referência para a campanha salarial de 2023 que garanta, pelo menos, a perda do poder de compra que atingiu os docentes da UESPI em decorrência da inflação ocorrida no período em questão.