Docentes da UESPI deliberam pela permanência da filiação do ANDES-SN à CSP-Conlutas e elegem delegado/a para 14º CONAD

Na última terça-feira (25) foi realizada a Assembleia Geral Presencial de Docentes da UESPI, no Anfiteatro do CCN do Campus Torquato Neto, contando com a participação da categoria docente para discutir pautas relativas à eleição para participação no 14° CONAD Extraordinário do ANDES-SN, assim como o debate sobre as relações do ANDES-SN e a CSP-Conlutas (Central Sindical e Popular – Coluntas).

A assembleia teve início com a aprovação da ata, por unanimidade, referente à última assembleia geral. Dando sequência, teve início o primeiro ponto de pauta, que tratou da relação entre o ANDES-SN e a CSP-Conlutas e a permanência (ou não) da filiação do sindicato nacional à central sindical, como explica a professora Lucineide Barros.

“Essa é uma decisão que será tomada pelo ANDES, mas nós, como uma seção sindical, participamos dessa decisão. A nossa avaliação é de que nós estamos em um momento muito crítico da organização sindical, dos ataques ao mundo do trabalho e que o momento é de fortalecer a organização sindical, daí a nossa defesa que a gente continue discutindo a organização sindical e que a saída da Conlutas para uma outra central não é momento de discussão agora”, afirma a professora.

Aprovada por unanimidade, a categoria docente optou pela continuidade da filiação à CSP-Conlutas e da permanência das discussões internas acerca da organização sindical. De acordo com a professora Lucineide Barros, “é preciso orientar, ao mesmo tempo a necessidade de aprofundarmos a discussão o nosso protagonismo em uma central sindical e da central em relação a nossa organização específica”, completa.

Por último, foi realizada a eleição de um (a) delegado (a) e um (a) observador (a) para a 14ª edição do CONAD Extraordinário do ANDES-SN, que será realizado em Brasília, no Distrito Federal, nos próximos dias 12 e 13 de novembro. Prof. Antônio Dias e Profa. Lorena Raquel foram eleitos para os cargos de delegado e observadora, respectivamente, representando a Coordenação Estadual da ADCESP no Conselho Nacional do ANDES-SN.

 

Segundo o Prof. Dr. Antônio Dias, coordenador de comunicação da ADCESP, a assembleia de hoje foi realizada com o intuito de deliberar os dois pontos que foram aprovados no 40º Congresso do ANDES (CONAD), que aconteceu no final de março deste ano, em Porto Alegre, no Rio Grande do Sul.

“Naquela oportunidade foi aprovado que a gente pudesse fazer um balanço da relação do ANDES e a CSP-Conlutas nos últimos 10 anos e as que as centrais sindicais fizessem essa discussão. Vai haver o CONAD para exatamente lá a gente poder ter uma posição nacional após tomar a decisão local”, afirma o diretor.