ADCESP participa de audiência pública e cobra mais investimentos para a UESPI

Nesta quinta-feira (02/06), a ADCESP – Seção Sindical dos Docentes da UESPI, esteve presente na Assembleia Legislativa do Piauí (ALEPI), acompanhando a primeira reunião da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), que debate a Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) 2023 do Estado do Piauí.

A Coordenação Estadual da ADCESP participou da audiência, através das professoras Ana Maria Bezerra e Rosângela Assunção e do professor Antônio Dias. Representando a base da categoria, a Professora Lucineide Barros também esteve presente. Nas intervenções, o sindicato apresentou a situação atual da UESPI, como o problema estrutural que a Universidade vive, desde da falta de Biblioteca, até a falta de professores para mais de 500 disciplinas em todo o estado. Foi pontuado também a situação da desvalorização profissional, uma vez que a categoria docente acumula uma perda salarial superior à 55%.

Também foi questionado qual o lugar e prioridade que a educação deve ocupar na LDO, em razão dos graves problemas enfrentados hoje pela Educação Superior e também pela educação básica. Sabemos que o orçamento destinado para UESPI é insuficiente. Além disso, o pouco recurso que chega ainda não é executado totalmente dentro daquilo que é previsto ano a ano.

Por isso a ADCESP defende o aumento do orçamento para UESPI e a execução total do orçamento previsto.

“A partir desses debates, perguntamos aos parlamentares o que é que a proposta da LDO representa dentro do Plano Plurianual, plano esse que é exercido por 4 anos pelo estado, com término em 2023. Cobramos que a sociedade faça parte do planejamento orçamentário do Estado, para que se consiga efetivamente fazer um controle externo com qualidade”, afirma a professora Rosângela Assunção, Coordenadora Geral do sindicato.

A ADCESP está na luta pela Educação Estadual, cobrando transparência e participação popular em todos os processos que envolve nosso futuro.