Contra PEC 32: entidades sindicais fazem jornada de lutas em Brasília contra a Reforma Administrativa

 

Servidores de diversas categorias de todo o país, incluindo do ANDES-SN e suas seções sindicais, estão em Brasília protestando contra a aprovação da PEC 32, conhecida como reforma administrativa. Entidades sindicais, movimentos sociais e milhares de pessoas contrárias à proposta têm se manifestado nas redes sociais cobrando que os e as parlamentares se posicionem contra a PEC 32. Centenas de servidores e servidoras seguem na capital federal durante os próximos dias.

O professor Gisvaldo Oliveira, membro da coordenação regional da ADCESP e da diretoria do ANDES – Sindicato Nacional, está nesse momento em Brasília, onde diversas entidades sindicais do setor público realizam essa jornada de lutas.

Na última quarta-feira, dia 22, as entidades sindicais foram encurraladas pela Polícia Legislativa, em um corredor da Câmara dos Deputados, durante votação do parecer da PEC 32 na Comissão Especial da reforma. Mas, ao final, a sessão foi suspensa em razão da mobilização dos trabalhadores.

“A sessão da comissão especial foi encerrada e o parecer não foi votado. Conseguimos uma vitória parcial, de impedir essa aprovação. Uma batalha dura e difícil, mas a resistência está muito forte. Temos que continuar vigilantes”, afirma o professor Gisvaldo Oliveira.

De acordo com o professor Gisvaldo Oliveira, esse projeto altera a lógica do funcionamento do estado Brasileiro, na medida que passa para a iniciativa privada o controle de serviços públicos essenciais prestados pelo estado à população, como saúde e educação.

O projeto da Reforma Administrativa também acaba com a realização dos concursos públicos. As entidades sindicais e movimentos sociais, conjuntamente, estão na luta contra o desmonte dos serviços públicos.