Moção de Solidariedade à Professora Patrícia Andrade, ex-coordenadora geral do Sindifpi

A ADCESP, Seção Sindical do Sindicato Nacional dos Docentes de Instituições de Ensino Superior (ADCESP – S.Sind – ANDES – SN), filiada à Central Sindical e Popular (CSP-Conlutas), manifesta total apoio e solidariedade à Patrícia Andrade, trabalhadora, mulher e professora do Instituto Federal do Espírito Santo.

A professora de sociologia Patrícia Andrade, recentemente, foi vítima de denúncias caluniosas e covardes impetradas por pessoas defensoras do movimento denominado Escola Sem Partido, mas que é mais bem nomeado quando chamado de Escola com Mordaça. Esse grupo tem como objetivos: extinguir a liberdade de cátedra, impedir o pensamento crítico e as discussões sociopolíticas nas escolas, perseguir professores e impor um currículo adequado a ideologia conservadora, fundamentalista religiosa e anticientífica.

Com base nesta agenda nefasta, os defensores deste movimento lançaram uma campanha nas redes sociais contra a professora Patrícia Andrade. Eles divulgaram vídeos e imagens nos quais a professora Patrícia aparece em aulas no IFPI (onde a mesma trabalhava) com alunos apresentando trabalhos sobre a ditadura militar, e também em manifestações da comunidade do IFPI em defesa da Educação pública e contra os cortes de verbas. Em razão disso, os adeptos da Escola com Mordaça pedem que o ministro da Educação, Abrahan Weintraub, instale uma comissão de sindicância contra a professora e a puna.

A ADCESP repudia, veementemente, estes atos do grupo Escola com Mordaça, toda e qualquer violação à liberdade de ensinar e aprender. A ADCESP é contra todo tipo de perseguição e censura à Educação, à Escola e seus Professores. Não à escola com mordaça!

Ao mesmo tempo, a ADCESP reitera seu apoio fraterno à professora Patrícia, lutadora do movimento docente, ex-coordenadora geral do Sindifpi (Seção Sindical do Andes-SN) e ex-membro da coordenação estadual da CSP-Conlutas-PI.

Teresina, Piauí, 15/12/2019.