Tragédia ou descaso? Até quando vamos tapar os olhos para os problemas estruturais da nossa universidade e tratar casos como esse apenas como tragédias?

Iniciamos a semana com a Universidade Estadual do Piauí nas páginas dos principais jornais do Piauí e, infelizmente, com mais uma notícia ruim. Um incêndio de grandes proporções atingiu o Campus da UESPI em Uruçuí, destruiu salas, o laboratório de sementes da instituição e o depósito, além de danificar livros e equipamentos. Esse não é o primeiro incêndio no campus em 2023. Em maio, as chamas também destruíram uma sala de aula. Em ambos os casos, a suspeita é de curto circuito na rede elétrica.

Até quando vamos tapar os olhos para os problemas estruturais da nossa universidade e tratar casos como esse apenas como tragédias?

Em menos de um ano, o Campus de Uruçuí foi atingido por dois grandes incêndios e colocam novamente em cheque as condições estruturais e de segurança dos campus da universidade espalhados pelo estado. A universidade está literalmente desmoronando sobre nossas cabeças, seja pelo fogo, seja pela precariedade das estruturas, como aconteceu no Setor 21 do Centro de Ciências Sociais Aplicadas – CCSA em março deste ano.

Enquanto isso, o Governador Rafael Fontelles segue negligenciando os problemas da única universidade pública mantida pelo Estado do Piauí. Ao invés de percorrer os corredores das nossas universidades e conhecer nossa realidade, o governo busca pintar uma imagem de progresso e desenvolvimento que não existe no mundo real. Segue viajando para o exterior em busca de parcerias com universidades norte-americanas, enquanto não faz sua lição de casa.

SOLIDARIEDADE E APOIO

A Coordenação Estadual da ADC

Foto: Divulgação/Polícia Militar do Piauí
Foto: Divulgação/Polícia Militar do Piauí

ESP entende que esse é um momento delicado, que exige cobrança e denúncia, mas também apoio e solidariedade. Deixamos aqui nosso mais irrestrito apoio aos estudantes, professores e professoras e gestores locais para que possamos, com tranquilidade, restabelecer o mais breve possível as condições de ensino na instituição.

Aproveitamos ainda para informar que na próxima semana(27 de setembro)uma caravana da ADCESP vai até Uruçuí para dialogar com a categoria docente e discente acerca da realidade do campus, suas dificuldades e caminhos possíveis de articulação e mobilização. O objetivo é  buscar melhorias e soluções.