ADCESP participou do 41º Congresso do Sindicato Nacional do ANDES

A ADCESP participou do 41º Congresso do Sindicato Nacional do ANDES – Sindicato Nacional com uma delegação de sete professores (as), da coordenação e da base que se distribuíram pelos grupos mistos de trabalho e contribuíram nas discussões e deliberações.

O Congresso foi um momento de ânimo e de fortalecimento para as ações de enfrentamento que devem ser realizadas durante este ano na defesa da educação pública e da garantia dos direitos da categoria docente e da classe trabalhadora.

Deliberações:

1) Plano de lutas: decidiu-se que as seções sindicais, com apoio das secretarias regionais, intensificarão a luta pelo financiamento público das Universidades, promovendo debates com a comunidade acadêmica e audiências públicas internas e externas sobre o financiamento das instituições.

2) Defesa da autonomia universitária: lutaremos por processos estatuintes no mínimo paritários, buscando democracia interna, e pelo fim da lista tríplice e de qualquer interferência do poder executivo nas escolhas dos dirigentes das universidades.

3) Desfiliação do ANDES-SN à Central Sindical e Popular Conlutas, assunto que implicou ampla discussão e divergências as quais serão apresentadas em sínteses construídas por participantes do Congresso e socializadas com a base do Sindicato.