ADCESP inicia diálogos em torno da Campanha Salarial 2023

Como parte do planejamento estratégico da coordenação estadual da ADCESP, foram dados nesta semana os primeiros passos em busca de um canal de diálogo com a Administração Superior da UESPI e o governo do estado. O objetivo é, a partir dessas audiências, encontrar caminhos para encarar de frente os principais problemas que afetam a comunidade uespiana atualmente.

Na última segunda-feira (02/01) a coordenação estadual do sindicato protocolou pedido de audiência com a reitoria da universidade, a fim de debater sobre assuntos de interesses comuns e coletivos da comunidade universitária.

Na manhã desta terça-feira (03/01) foi protocolado no Palácio de Karnak um pedido de audiência com o Governador Rafael Fonteles, a fim de estabelecer um primeiro encontro que possa tratar de questões urgentes da UESPI. “Queremos, com essa audiência, tratar de questões importantes como a valorização docente e a relevância da UESPI no contexto do novo governo”, afirma Lucineide Barros.

 

Vale ressaltar que a UESPI é a maior e mais importante universidade pública do Piauí, que forma profissionais de norte a sul do estado, dando uma contribuição extremamente importante para o desenvolvimento do estado. Investir na UESPI é investir no crescimento do estado e do seu povo.

Entretanto, nos últimos anos, isso tem sido esquecido pelos sucessivos governos que assumiram o executivo estadual. A “Universidade Esquecida do Piauí” tornou-se um símbolo do descaso com a educação pública. Em um momento de reconstrução da democracia brasileira, o descaso com a educação, ciência e tecnologia é inaceitável.

Nesse sentido, a ADCESP reafirma seu posicionamento de defesa intransigente da educação pública, gratuita, de qualidade e socialmente referenciada. Isso passa fundamentalmente, dentre outros aspectos, por mais investimentos na universidade, valorização docente, autonomia universitária e fortalecimento do tripé ensino-pesquisa-extensão.