ADCESP participa da Assembleia Popular de Teresina em defesa da educação municipal

Texto: Lara Silva / Revisão: Luan Matheus

 

Nesta segunda-feira (29), a ADCESP (Seção Sindical dos Docentes da UESPI) participou da Assembleia Popular de Teresina na sede do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Teresina (SINDSERM), onde os/as professores/as acompanharam uma audiência judicial conduzida de forma remota pelo juiz Dr. João Gabriel B. Furtado entre representantes do sindicato e representantes da Prefeitura de Teresina, como o prefeito Dr. Pessoa e o secretário municipal de educação, Nouga Cardoso.

O movimento grevista completou 203 dias e luta pelo cumprimento da Lei Federal 11.738, que concede reajuste do piso salarial de 33.23% linear, como explica o professor Joaquim Monteiro, da diretoria colegiada do SINDSERM. “Nós decidimos no dia 07 de fevereiro iniciar essa greve, onde já tivemos muitas vitórias, o prefeito não queria conceder nenhum reajuste e nós conseguimos 16%. Mas o nosso objetivo são os 33.23%. A gente quer que o prefeito complemente e dê o resto do reajuste, além de dar o retroativo. A gente espera que a prefeitura, obrigada pela justiça, cumpra a lei”, afirma.

A professora Rosângela Assunção, coordenadora geral da ADCESP e representante do sindicato no evento, ressaltou a relevância da luta dos servidores municipais. “Essa resistência de vocês também nos alimenta. É uma resistência que deixa a todos nós também felizes por saber que essa categoria não arredou. Já entendeu o que é direito. Parabenizar por esses dias de aprendizado que eu sei como é o movimento de greve, é o momento da gente fazer esse nosso processo de conscientização dos nossos direitos, da conscientização que é importante se manter unido pra luta”, disse em seu momento de fala.

O coordenador geral do SINDSERM, professor Sinésio Soares, pontuou que o apoio da ADCESP ao movimento mostra a importância da unificação de lutas. “Sempre esteve com a gente em todas as lutas, também nas arbitrariedades do Governo do Estado. A ADCESP foi a primeira entidade que se manifestou em solidariedade a essa greve e a gente agradece bastante o apoio.”

Após o término da audiência de conciliação, a continuidade da greve foi aprovada por unanimidade, visto que não houveram acordos ou propostas. “A greve continua. Amanhã estaremos na frente da SEMEC e aguardamos que o juiz decida pelo cumprimento da lei e pelo afastamento do prefeito, pelo afastamento do secretário, pelo cumprimento da lei federal, da inconstitucionalidade. A lei foi aprovada por eles na câmara através do Jeová Alencar, do Republicanos, que é aliado do prefeito e do vice-prefeito que disse que não cumprirá a decisão judicial. Vamos aguardar. Nós continuamos em greve”, declarou Sinésio.