Nota de solidariedade ao povo Akroá-Gamela do território de Laranjeiras

A Adcesp vem publicamente manifestar apoio e solidariedade à luta dos povos indígenas Akroá-Gamela do território de Laranjeiras em Currais-PI em defesa da educação. Na manhã desta quinta-feira, lideranças e indígenas do território realizaram um ato em frente a reitoria da Universidade Federal do Piauí reivindicando que as aulas do curso de Licenciatura em Pedagogia Intercultural Indígena permaneçam dentro do território Gamela como havia sido previamente acordado com a magnífica reitora Nadir Nogueira.

O curso do PARFOR EQUIDADE foi uma conquista com a participação direta do povo Akroá Gamela de Laranjeiras com incidências em Brasília visando a implantação do curso no território. Na primeira turma estão matriculados 20 alunos Gamelas que residem no território e agora se encontram prejudicados pois as aulas foram remanejadas para a cidade de Currais.

Atitudes como essa violam o direito à educação indígena e não sinalizam compromisso com a educação escolar indigena, que deve valorizar os modos de vida e os territórios.

O estado do Piauí ainda não realiza uma política educacional para povos indígenas, promove ações pontuais e insuficientes, sendo um dos mais atrasados do país nesse quesito.

O compromisso com a educação indígena é uma pauta de interesse social com a qual toda a sociedade deve estar envolvida e a Universidade tem papel central.