ADCESP participa de reunião do Fórum Permanente de Educação do Piauí

A coordenação geral da Adcesp, através das Professoras Eliana Carvalho e Lucineide Barros, participou na última terça-feira, 03/09, de reunião extraordinária do Fórum Permanente de Educação do Piauí(FEE-PI) no auditório da Secretaria de Administração do Estado para a continuidade dos debates sobre o PL 2.614/2024 do novo Plano Nacional de Educação (PNE). 

As entidades que integram o FEE-PI se manifestaram a respeito das proposições apresentadas através do PL relativas à educação superior. A professora Lucineide Barros, fez exposição destacando pontos relevantes para a elaboração do Plano do próximo decênio:

 

1.A necessidade de apresentar um PNE com um financiamento adequado que permita a valorização docente, considerando a meta de aplicar 10% do PIB fixada no Plano em vigor que atualmente está longe de alcançar esta porcentagem; 

2.Criação de estratégias para enfrentamento à evasão do ensino superior;

3.Ampliação do acesso ao ensino superior, considerando a pequena quantidade de instituições no Piauí, viabilizando as condições de permanência, como bolsas estudantis, residência e restaurante universitários, dentre outras medidas;

4.Ampliação das condições de qualificação de docentes que atuam no ensino superior com ampliação de oportunidade de bolsas e afastamentos para mestrados, doutorados e pós-doutorados;

5.Assegurar a condição de atratividade nas licenciaturas, fortalecendo a desvalorização docente; 

6.Desenvolver avaliação da qualidade da educação à distância e produzir critérios para a oferta;

7.Adequar o sistema de avaliação para que ultrapasse a dimensão do rendimento individual do/a estudante e considere as situações institucionais da oferta e da formação no ensino superior.

 

A representante da Adcesp esteve ao lado das representantes da Adufpi (Professora Escolástica Santos) e do SINTE (professora Paulina Almeida), que foram unânimes em defender a manutenção da educação superior pública de qualidade trazendo para o debate o acúmulo das questões observadas no dia a dia das instituições e no acúmulo dos debates.