Docentes da UESPI aprovam participação em 5º Congresso Nacional da CSP Conlutas

 

A categoria docente da UESPI se reuniu, na manhã desta segunda-feira (21) em Assembleia Geral Extraordinária para debater acerca da participação da ADCESP no 5º Congresso da Central Sindical e Popular – CSP Conlutas, que acontecerá entre os dias 07 e 10 de setembro, em São Paulo.

A assembleia foi iniciada com um histórico da relação entre a ADCESP, ANDES-SN e CSP-Conlutas. Filiado à CSP-Conlutas desde 2011, o ANDES-SN deliberou em seu último congresso nacional pela desfiliação da central. A nível local, a categoria docente da UESPI aprovou uma posição contrária à desfiliação, argumentando a necessidade de discussão mais aprofundada sobre esse processo, o que foi defendido pelos/as delegados/as da ADCESP no congresso.

“Nós, da ADCESP, votamos contrarios a desfiliação da CSP Conlutas. Nós, enquanto delegados, fomos representando uma decisão da categoria que é de não se desfialiação.”, afirmou a professor Lina Santana

Frente a essa apresentação e avaliação, foi dialogado ainda sobre a necessidade de uma maior aproximação e articulação conjunta da central sindical à categoria docente da UESPI, sobretudo, em razão das pautas comuns hoje desenhadas na conjuntura estadual. Debateu-se ainda sobre a necessidade de aprofundar ainda mais o debate em torno das relações sindicais entre ADCESP e CSP Conlutas, a fim de tomar futuras decisões.

Nesse contexto, a categoria presente aprovou, por unanimidade, a participação do sindicato no Congresso Nacional da CSP Conlutas, com indicação de dois representantes (um membra da coordenação e outro da base), ficando suas participações condicionadas à uma análise orçamentária e de condições financeiras do sindicato em bancar as duas indicações. Não havendo disponibilidade orçamentária, foi decidido que o sindicato enviará pelo menos uma representação. Pela coordenação, foi aprovado o nome da professora Lina Santana (delegada) e do professor Idelmar Cavalcante (suplente); pela base, foi aprovado o nome do professor Antônio Dias (delegado) e Daniel Sólon (suplente.

Tendo em vista que, após a deliberação de desfiliação pelo Sindicato Nacional a ADCESP havia aprovado a abertura de uma discussão mais ampla sobre o tema, a categoria aprovou, junto com a decisão de enviar delegados/as ao congresso, um prazo até outubro deste ano para proceder a discussão e tomada de decisão a cerca da filiação à Central. Uma equipe foi escolhida para encaminhar esse processo.