A ADCESP iniciou a Campanha Salarial 2021. No último dia 08/09/2021, a Coordenação Estadual da ADCESP realizou Assembleia geral para discutir a questão salarial dos docentes da UESPI. Naquela oportunidade, a Assembleia aprovou o início imediato da Campanha.
Para fundamentar a Campanha Salarial 2021, a ADCESP encomendou um “Estudo Econômico sobre as perdas salariais dos Docentes da UESPI: 2013 a 2021” (ACESSE AQUI). Este Estudo, disponível para donwload, foi realizado pelo economista e professor Gleudiano Rodrigues.
Ao final do Estudo citado, cujo objetivo foi apontar o total das “perdas salariais frente à inflação do período compreendido entre maio de 2013 e setembro de 2021”, Gleudiano apresentou a seguinte conclusão: “os vencimentos dos docentes da UESPI apresentam uma defasagem de 55,93%, sendo esse valor um referencial mínimo para solicitação do reajuste salarial em 2021, pois representa a perda real do poder de compra no período analisado tendo como referência o IPCA/IBGE”.
Durante a Assembleia foi criada uma Comissão de Professores, que já está trabalhando, para organizar, realizar atividades e fazer as negociações da Campanha. Contudo, enfatizamos a necessidade que todos e todas devem participar dessa luta em defesa da valorização docente: salários (com reposição de perdas de 55,93%), carreira e condições de trabalho.
A Coordenação da ADCESP, antes mesmo da formação da referida Comissão, enviou Oficios aos órgãos governamentais (Secretaria de Governo, de Administração e Fazenda); e já participou de reunião com a Reitoria da UESPI tendo em vista conseguir, desta, o apoio em defesa da nossa Campanha, que, afinal, é de interesse de todos nós. Ademais, na mesma reunião, a ADCESP pediu ao Reitor que ajude na tarefa de viabilizar os contatos para as negociações com o Governo do Estado.
A ADCESP somos todos nós. Vamos à luta em defesa dos nossos direitos.
Coordenação de Comunicação da ADCESP