A ADCESP, em parceria com as diversas entidades sindicais dos profissionais da educação no Piauí, reafirma sua posição em defesa da vida e contra o retorno das aulas presenciais sem vacinação ampla para toda a população.
A situação da pandemia se agrava a cada dia. Agora não se morre apenas da própria COVID-19, mas também pelas sequelas de um sistema de saúde em colapso e absolutamente sobrecarregado, do qual o Piauí é parte.
O fato é que vivemos hoje uma realidade em que quase 400 mil pessoas morreram, sem contar com as subnotificações de um país gerido por um governo que nega a ciência, o Sistema Único de Saúde (SUS) e prioriza o capital em detrimento da vida.
A ADCESP reafirma a necessidade da vacinação para todos e todas já, como estratégia coletiva, baseada na ciência, de possibilidade de controle da pandemia.
Entendemos que o Plano Nacional de Imunização deve contemplar toda a população brasileira, pois só atingiremos uma imunização com segurança quando 70% da população for vacinada.
Devido à desorganização do Ministério da Saúde para a vacinação em massa, é preciso que seja respeitado um calendário que atenda os grupos prioritários. Neste sentido, entendemos que o conjunto da categoria deve seguir o calendário apresentando. Ao mesmo tempo, é preciso acelerar o processo de imunização, com a aprovação de outras vacinas pela ANVISA e a compra dos insumos necessários à fabricação no país. Somente com essas medidas poderemos ter condições de um planejamento eficiente para a imunização de toda a população e, assim, tornar as aulas presenciais.