NOTA DE DENÚCIA E REPÚDIO ÀS DEMISSÕES DE FUNCIONÁRIO(A)S TERCEIRIZADO(A)S NA UESPI

A ADCESP, Sindicato dos Docentes da Universidade Estadual do Piauí (UESPI), por meio desta Nota, denuncia a demissão de funcionário(a)s terceirizado(a)s que trabalham na UESPI, ao mesmo tempo em que repudia esse ato de covardia, em plena pandemia da Covid 19, que atenta contra as vidas das pessoas que já perderam e/ou que poderão perder seus empregos.

As demissões ocorridas estão sendo justificadas pelos efeitos da crise do Coronavírus, que exige o isolamento social, ocasionando a paralisação da maioria das atividades na UESPI. Esse e outros fatos levaram o governo do Estado a publicar no DOE o Plano de Contingenciamento de Gastos, elaborado pela Comissão de Gestão Financeira e Gestão por Resultados (Resolução CGFR nº 02 de 31/03/2020).

A data da Resolução nos faz lembrar um golpe do passado. Já seu conteúdo é um atentado contra a vida dos trabalhadores do tempo presente, na medida em que permite que o governo reduza, por exemplo, os atuais contratos com empresas em até 25%. As empresas, por sua vez, estão repassando essa conta para os trabalhadores: demitindo-os. O ambiente é mesmo de uma guerra na qual os trabalhadores terceirizado(a)s estão perdendo as condições para se manterem vivos.

Os trabalhadores terceirizados da UESPI, não bastassem a precarização das condições de trabalho, os arrochos e constantes atrasos nos pagamentos de salários e de outros direitos, sofrem, agora, o gosto amargo da demissão. As vidas de pais e mães de famílias, e de seus dependentes, estão em perigo pelo fato de que tais vidas não importam para os gestores do governo e das empresas privadas. A demissão é traduzida tão-somente como um corte de gastos, provando que vidas não importam.

O governador do Estado, Welington Dias, e o reitor da UESPI, professor Nouga Batista, e tantas outras autoridades, têm proclamado que o mais importante é salvar as vidas das pessoas e preservar os empregos. Pois bem, é hora de fazer valer essa máxima. Como? Readmitindo os trabalhadores já demitidos, e não permitindo novas demissões enquanto estivermos sob os efeitos da crise da Covid 19.

Por essas razões, a ADCESP manifesta repúdio aos gestores das esferas pública e privada que têm patrocinado e/ou se omitido no debate sobre essas demissões de trabalhadores terceirizados na UESPI, ao mesmo tempo em que expressa total solidariedade a esses valorosos funcionários que são imprescindíveis para o funcionamento da nossa UESPI.