ADCESP SE MANIFESTA CONTRÁRIA AO ENSINO NÃO PRESENCIAL

A ADCESP, Sindicato dos Docentes da Universidade Estadual do Piauí, UESPI, expressa, por meio deste documento: oposição ao que está sendo denominado de Ensino não presencial; discordância do uso de estratégias e meios de ensino não presenciais em substituição ao ensino presencial.

 

Essas posições da ADCESP têm amparo em alguns argumentos: 1) o fato do ensino não presencial aparecer, neste contexto de crise, como um improviso e não como efetiva e eficaz modalidade de ensino; 2) em razão desse improviso, há a possibilidade real de o ensino não presencial aprofundar a precarização do processo de ensino e aprendizagem; 3) em recente pesquisa realizada pela ADECESP, menos 20% dos docentes da UESPI disseram estar aptos a conduzirem aulas à distãncia, isto é, atividades não presenciais; 4) a razao da sobredita pesquisa evidenciar que a maioria dos professores não domina, do ponto de vista pedagógico e metodológico, o uso de ferramentas das Tecnologias da Informação e da Comunicação (TICs),  imprescindíveis à realização de atividades de ensino não presenciais, etc.

 

Os resultados da pesquisa que aplicamos demonstram que o(a)s professore(a)s já estão realizando as atividades de ensino que são exequíveis de modo não presencial. A ADCESP entende que atividades de pesquisa e extensão, que continuam sendo desenvolvidas por 71,3% do(a)s docentes pesquisado(a)s, são constituintes do processo de ensino e de formação.

 

Por fim, a ADCESP se manifesta em defesa: da vida das pessoas; do direito de todo(a)s à educação escolar pública, gratuita, laica e de qualidade socialmente referenciada. Por esses motivos, advogamos a necessidade de se manter a suspensão do calendário acadêmico até que as organizações de saúde recomendem como seguro o retorno às atividades de modo presencial. Também propomos a criação de um Comitê Interno de Gestão de Crise na UESPI, composto por representantes dos diversos segmentos da comunidade acadêmica (professores, estudantes e administração), que possa discutir sobre as condições e possíveis formas de trabalho durante e posteriormente à crise de Covid 19.

 

Teresina, Piauí, 30 de Abril de 2020.

Coordenação Estadual da ADCESP