A construção de uma greve geral foi amplamente discutida durante o último Congresso do ANDES-SN, realizado no início deste mês, em São Paulo. Entre outras ações debatidas em torno do Plano de Lutas da categoria para 2020, foi aprovado 0 dia nacional de luta com paralisação, atividades e mobilização em 18 de março, uma Greve Geral de 24 horas.
A ADCESP se soma às demais sessões sindicais e ao sindicato nacional no chamado e mobilização para este grande dia de luta em defesa da educação e do serviço público.
Ontem (27), as Centrais Sindicais e frentes democráticas aprovaram a realização de um grande Dia de Lutas, Protestos e Paralisações em 18 de março com o intuito de ampliar e fortalecer o já agendado Dia Nacional de Greves da Educação e do Serviço Público.
A proposta é que haja protestos, atos e paralisações onde for possível. Assim, as Centrais Sindicais estão orientando que se reproduza nos estados a preparação da mobilização do dia 18 de março com a mais ampla unidade de ação para que se organize um forte dia de luta.
Além dos sucessivos ataques que os trabalhadores vêm sofrendo aos direitos trabalhistas e sociais e ao emprego, o momento foi encarado como importante, uma vez que o presidente Jair Bolsonaro, descaradamente, convoca atos em defesa do fechamento do Congresso Nacional, defendendo na prática a volta ditadura militar.
Calendário da Jornada de Lutas de Março
- 3 de março: Indicação de greve nacional dos trabalhadores dos Correios
- 3 de março: atividade em Brasília em defesa da democracia
- 8 de Março: Dia Internacional de Lutas das Mulheres
- 11 de Março: Assembleia da ADCESP para deliberar sobre a adesão à greve Geral do 18/03.
- 14 de março: Dia de luta por Marielle Franco
- 18 de março: Dia Nacional de Lutas, Protestos e Paralisações