Calendário de 75 dias não fecha! Férias é um direito!

A categoria docente da UESPI e estudantes da universidade realizaram, na manhã desta terça-feira (26/06), um ato público em frente à reitoria. Denunciando ataques à direitos e a problemática da Universidade, que finaliza um semestre de 75 dias, com salas interditadas, disciplinas descobertas, falta de esclarecimentos sobre aplicação e acompanhamento dos recursos anunciados pelo governo, ameaça de perder a gestão do prédio do Instituto de Educação, professores com perdas salariais acumuladas de mais de 62% ao longo de dez anos, dentre outros.
A proposta do calendário prevê a unificação dos dois semestres e a retirada do direito às férias dos professores/as no mês de julho, conforme a PREG apresentou em reunião com os coordenadores de cursos.
Para a professora Lucineide Barros, coordenadora geral da ADCESP, “férias é, além de um direito trabalhista histórico constituído, é uma necessidade humana”. Segundo ela, a Adcesp buscará todos os meios possíveis para evitar que esse direito seja violado de alguma forma. “Férias é direito, é uma conquista da classe trabalhadora a custo de muito suor e sangue”, complementou. E finalizou sua fala convidando todos à participarem da Audiência na Assembleia Legislativa no dia 28/07 às 9h.
Após a manifestação o Reitor agendou uma reunião, para tratar sobre esses que vinham sendo reivindicados pelo Sindicato para o dia 04/07
A Adcesp continuará lutando em defesa ao direito de férias, a educação pública de qualidade e inclusiva para toda a comunidade