Foi realizado nesta segunda-feira (12), a Homologação e Posse da Nova Gestão do Sindicato dos Docentes da Universidade Estadual do Piauí (UESPI), que teve início às 9h no Pátio de Convivência do CCHL do Campus Torquato Neto, contando com a presença de representantes docentes, sindicatos e da própria reitoria da universidade.
Estiveram presentes na Mesa de Saudação o Magnífico Reitor da UESPI, Evandro Alberto de Sousa, a Coordenadora da Seção Sindical dos Docentes do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Piauí (SINDIFPI), Alyne Sousa, a Representante da CSP-Conlutas, Iara Ferri, a Diretora de Comunicação da Associação de Docentes da Universidade Federal do Piauí (ADUFPI), Juliana Teixeira, Diretor Regional do Nordeste I do ANDES-SN, Gisvaldo Oliveira, o Coordenador Geral do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Teresina, Sinésio Soares, a Representante do Sindicato dos Trabalhadores em Educação do Piauí, Ramalho e o Diretor de Formação e Política Sindical do Sindicato dos Trabalhadores do Judiciário Federal no Piauí (SINTRAJUFE).
Os convidados da mesa fizeram breves falas discorrendo sobre a posse da nova gestão e os desafios que serão enfrentados diante do próximo governo estadual no que diz respeito às condições de funcionamento, salário de professores e infraestrutura da UESPI.
Logo após as falas, os novos integrantes da gestão eleita assinaram os documentos para oficializar a posse, que foi seguido por uma nova rodada de comentários dos coordenadores respectivos às suas funções.
Por fim, a cerimônia de posse foi finalizada e todos os convidados da mesa, nova gestão e público presente se juntaram nos espaços do Pátio de Convivência e Sala de Vídeo do CCHL para confraternização e alimentação, contando ainda simultaneamente com uma apresentação ao vivo da cantora e compositora piauiense Bia Magalhães, vocalista da banda Bia e os Becks.
“O Governador Rafael Fonteles precisa andar nos corredores da UESPI”, afirma nova coordenadora geral da ADCESP
A chapa “Amar e mudar as coisas me interessa mais”, que conta com a professora Lucineide Barros como coordenadora geral, foi empossada nesta segunda-feira (12/12), para um mandato de dois anos). A nova coordenação é formada por integrantes de campi da Capital e de outros municípios, contando com duas coordenações regionais, em Floriano e Parnaíba.
Lucineide Barros destaca que esse cenário é muito complexo e exige organização da categoria docente e de lutas para manter e ampliar direitos. “A luta docente expressa, nesse caso, para além de uma postura corporativista, um compromisso com a Universidade pública, gratuita, com a melhor qualidade possível e que dê resposta, por meio do ensino, da pesquisa e da extensão, aos principais interesses e necessidades da sociedade”, afirma.
Para a coordenadora geral, a nova gestão foi eleita com o objetivo de construir uma aproximação cada vez maior entre o Sindicato e a sua categoria. “A UESPI conta com um quadro de docentes reconhecidamente qualificado que, juntamente com estudantes e técnicos, sustenta a Universidade; esse quadro pode também contribuir cada vez mais para a ampliação de seus direitos como trabalhadores(as), que significa principalmente dignidade salarial e condições de trabalho; quem ganha com isso é a Universidade e a sociedade”, explica Lucineide Barros.
A luta pela valorização docente e também pela valorização e autonomia da Universidade deve, segundo a professora, ser parte fundamental da atuação sindical nos prócimos anos. “Queremos que o governador eleito Rafael Fonteles inclua na agende de seus primeiros dia mandato uma visita à Universidade do Piauí; que venha conhecer, andar em nossos corredores, conhecer nossas instalações, nossos professores(as), estudantes e técnicos. Sob o nosso ponto de vista, precisamos dizer ao governador e à seus/suas auxiliares a respeito das principais necessidades da Universidade e sobre as sua potências para contribuir com o desenvolvimento humano e econômico do Estado”, afirma.
A assembleia de posse acontecerá nesta segunda-feira (12/12), às 9 horas, no Pátio de Convivência do CCHL (Centro de Ciências Humanas e Letras), no Campus Poeta Torqauto Neto (UESPI). Estão convidados representantes da administração superior e dos três segmentos da universidade, além de entidades do movimento sindical do Estado e do Andes Regional Nordeste. A coordenação fará seu planejamento no próximo dia 17, e detalhará o plano de ação para o próximo bimestre.