ADCESP PARTICIPA DO 43º CONGRESSO DO ANDES EM VITÓRIA (ES)

A delegação da ADCESP está em Vitória (ES) participando do 43º Congresso Nacional do ANDES-SN, que teve início nesta segunda-feira (27). O evento é a instância máxima de deliberação da categoria do Sindicato Nacional e traz como tema central “Só o ANDES-SN nos representa: dos locais de trabalho às ruas contra a criminalização das lutas”.

O Congresso representa importante ganho de perspectivas plurais na luta sindical, o evento reúne mais de 600 docentes de todo o país. A ADCESP enviou uma delegação composta por quatro delegadas: Professoras Rosângela Assunção, Lina Santana, Janete Brito e Lucineide Barros, com o compromisso de participar ativamente das construções e deliberações do congresso focado na defesa dos direitos e no fortalecimento da luta sindical. “É uma experiência única e muito valorosa para nós que somos lutadoras”, afirma Lina Santana.

A Professora Lucineide Barros defende que o Congresso é um espaço para reforçar a importância do próprio Sindicato como uma ferramenta necessária para o avanço das lutas. “Nesse contexto atual, em que avançam forças de direita, de feições fascistas, os ataques também confrontam as organizações sociais de modo geral e em particular das organizações sindicais. Temos disputas importantes a serem feitas, por isso estamos afirmando que quem nos representa é o Andes, com o seu compromisso em defesa da classe trabalhadora. Essa é uma das mensagens fortes aqui neste Congresso”, diz.

Realizar o evento no início do ano é estratégico, pois uma das intenções é atualizar o planejamento das lutas da categoria, segundo a professora Janete Brito. “Temos atualizado a luta das categorias conversando com companheiros de outras instituições, no nosso caso, das estaduais e podemos perceber para onde caminhar na nossa luta”, explica.

O fortalecimento do setor das universidades estaduais é um dos focos da delegação da ADCESP. A professora Rosângela Assunção, representante da base do sindicato, diz que além dos aprendizados, a experiência é muito valorosa e um ânimo para luta. “Estamos discutindo um plano de luta para o nosso setor das estaduais, que vai ser muito importante para direcionar o nosso encaminhamento pós-greve. Quem sabe novas lutas que a gente venha a fazer na UESPI, para buscar melhorias para nossa carreira de valorização docente e também construir lutas junto com os estudantes”, declara.

O 43º Congresso Nacional do ANDES-SN vai até o dia 31 de Janeiro, com debates relevantes para o futuro da educação superior pública e temas de interesse social ampliado como gênero, raça e classe.