ADCESP se posiciona contrária ao início das aulas de forma remota em Teresina e Floriano

 

Nesta quinta-feira (22), a Adcesp tomou conhecimento de um despacho da Pró-Reitoria de Ensino da Uespi (PREG/Uespi) direcionado às diretorias de quatro Centros do Campus Poeta Torquato Neto, no bairro Pirajá: CCHL, CCECA, CCSA e CCN.

No despacho há a autorização para a realização de aulas remotas nos turnos da tarde e noite no período de 28 de agosto a 11 de setembro, em resposta a solicitação de isolamento dos respectivos centros para a realização do Exame de Aptidão Física do Concurso da Polícia Militar do Piauí.

A ADCESP compreende a importância do Concurso e do Exame de Aptidão, contudo, vem por meio desta nota declarar sua posição contrária à decisão da Reitoria em relação ao retorno das aulas de forma remota e solicitar que outra alternativa seja buscada para preservar a atividade do concurso e a regularidade no início do semestre 2024.2, que se inicia após 72 dias de distância do final do semestre anterior.

Pela experiência vivenciada no período da pandemia já sabemos que as aulas remotas desestimulam a comunidade acadêmica e não é admissível que diante dos elevados índices de evasão e dos transtornos, devido às obras no campus com barulho, poeira, salas de aula deslocadas, disciplinas sem professores, ainda enfrentem 11 dias letivos com aulas remotas.

Caso não seja operacional isolar a área do Exame, que não está diretamente integrada aos espaços de sala de aula, solicitamos que seja destinado outro espaço e, para tanto, deixamos a sugestão que sejam buscadas as dependências do Instituto de Educação, situadas nas proximidades e que se encontram sob a gestão da Politica Militar e, portanto, do governo do Estado.

A ADCESP també se posiciona contrária à orientação da PREG/PRAD da Uespi quanto à realização de aulas remotas durante o período de reformas da Unidade Escolar Zezinho Vasconcelos, em Floriano-PI.

Como já mencionamos em outras ocasiões, com a experiência vivenciada durante a pandemia, sabemos que as aulas remotas desestimulam a comunidade acadêmica. Não é aceitável que, diante dos elevados índices de evasão e dos transtornos causados pelas obras no campus — como barulho, poeira, salas de aula deslocadas e disciplinas sem professores — ainda sejamos obrigados a enfrentar aulas remotas.

Ademais, nos surpreende que, em um período de reformas, que indubitavelmente traz transtornos, a PREG/PRAD tenha encontrado uma escola em reforma para resolver o nosso problema.

Entendemos que a Administração Superior deve acolher os estudantes veteranos e ingressantes, que chegarão em número dobrado em relação aos semestres anteriores, com ações que promovam integração e acolhimento, e não com mais distanciamento!

A ADCESP reitera seu compromisso com o bem-estar da comunidade acadêmica e com o cumprimento do calendário e das atividades acadêmicas.