DESCASO: COM OBRAS PARALISADAS HÁ MAIS DE 7 ANOS, BIBLIOTECA CENTRAL DA UESPI NÃO TEM PREVISÃO PARA CONCLUSÃO

As obras da Biblioteca Central do Campus Poeta Torquato Neto da Universidade Estadual do Piauí (UESPI), estão paralisadas desde 2017 e sem previsão de verbas para a continuidade da execução do projeto. Orçada em R $1.071.921,63, a obra deveria ter sido concluída em julho de 2018, conforme estimativa apresentada pela Pró-Reitoria de Administração e Recursos Humanos da universidade. Ainda em 2015, quando o prédio começou a apresentar algumas fissuras, a biblioteca foi desativada e transferida para outros espaços improvisados da instituição.

A ADCESP, Sessão Sindical dos Docentes da UESPI, no último dia 12 de julho, esteve em audiência da votação da Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO), onde apresentou (por intermédio da Deputada Teresa Brito e do Deputado Marden Menezes) uma emenda que estabelecia a garantia de recursos financeiros para a construção de um prédio para abrigar a Biblioteca Central. No entanto, a emenda foi reprovada pelos deputados. O Professor Antonio Dias, Coordenador de Comunicação da ADCESP falou sobre a situação. “Mais uma vez a UESPI ficou de fora dos planos orçamentários do Estado, aprofundando ainda mais a situação precária que vivemos hoje na instituição”, concluiu.

As bibliotecas dentro das universidades, além de cumprir com o papel acadêmico e fomento à pesquisa científica, também contribuem para a cultura, lazer e socialização através de eventos e debates de temas importantes para a comunidade acadêmica. Assim a biblioteca é um mecanismo que faz muita falta e causa um prejuízo enorme para a formação educacional, política e social.

Há exatos 7 anos, estudantes e professores contam com o improviso para ter acesso a livros e documentos essenciais para o processo de formação. Em 2015 foi aprovado o projeto de reforma da biblioteca central do Campus Poeta Torquato Neto da UESPI. O projeto não foi realizado devido às condições precárias da estrutura antiga. Após a Administração Superior rediscutir e renovar o projeto, as obras tiveram início em 2017, mas foram interrompidas pelas fortes chuvas que levou ao desabamento de parte da estrutura da Biblioteca. Desde então, sem previsão de entrega e financiamento do projeto, a comunidade acadêmica da UESPI não tem acesso de qualidade a uma biblioteca.

Para o estudante do curso de biblioteconomia, Igor Negreiros, a ausência de uma biblioteca é motivada, sobretudo, pela insuficiência de tratativas para atender a demanda gerada para uma biblioteca universitária. “Falta assertividade de gerenciamento dos recursos, e atenção à importância do papel da biblioteca na UESPI”, pontuou o estudante.

Para o presidente da Associação dos Bibliotecários do Estado do Piauí (ABEPI), Marcelo Andrade, falta vontade política. “A UESPI como um todo está sucateada e precisando de ajuda, o que falta é compromisso do poder público e olhar o quanto é importante para o desenvolvimento do estado termos os requisitos mínimos para formação de profissionais com excelência. Precisa de investimento e contratação de profissionais Bibliotecários através de concurso público”, destacou Marcelo.