ADCESP publica os resultados da Pesquisa “O trabalho docente na UESPI diante da pandemia de Covid 19”

VEJA AQUI O RESULTADO COMPLETO DA PESQUISA DA ADCESP – COVID19

 

A ADCESP publica os resultados da Pesquisa “O trabalho docente na UESPI diante da pandemia de Covid 19”, realizada entre 19 e 24/04/2020, cujo objetivo é conhecer as opiniões do(a)s professore(a)s sobre as possibilidades e condições do trabalho no contexto da crise provocada pela pandemia e da suspensão do calendário acadêmico.

Os dados coletados na pesquisa foram analisados pela ADCESP. Os resultados da análise estão sendo disponibilizados em forma de Relatório e Gráficos, que apresentamos neste sítio e nas redes sociais do nosso sindicato. Em relação à questão nº 24, cabe informar que uma nota com considerações sobre a mesma será, posteriormente, publicada.

A ADCESP buscará, oportunamente, organizar meios para discutir os dados da Pesquisa com a comunidade uespiana e a sociedade em geral. Agradecemos aos 335 professores que responderam à pesquisa.

 

 

 

O TRABALHO DOCENTE NA UESPI DIANTE DA PANDEMIA DE COVID-19

VEJA AQUI O RESULTADO COMPLETO DA PESQUISA DA ADCESP – COVID19

 

Entre os dias 19 e 24 de abril de 2020 a ADCESP realizou uma pesquisa sobre o trabalho docente na UESPI diante da Pandemia de Covid-19. Tendo como motivação as diversas questões lançadas quanto às possibilidades e condições de trabalho remoto e teletrabalho na instituição, a partir da suspensão do calendário acadêmico pela Portaria CONDIR 001/2020 e em observância aos decretos estaduais até então publicados, bem como, diante das orientações existentes na Portaria do Ministério da Educação (MEC) nº 343, de 17 de março de 2020, na Medida Provisória nº 934, de 01 de abril de 2020 e na Resolução do Conselho Estadual de Educação (CEE/PI) nº 06/2020 de 26 de março de 2020.

Participaram da pesquisa 335 professores e professoras, de todos os campi da UESPI.  Dentre esses e essas 95,2 % tem até 60 anos de idade, 40,6% informaram fazer parte do grupo de risco em relação à Covid-19, destacando-se os problemas de hipertensão (39,4%), doenças respiratórias crônicas (26,3%) e diabetes (14,6%) (Conferir gráficos em anexo).

 

 

Esse perfil, além de reforçar a necessidade da categoria permanecer em isolamento social até que se reestabeleçam as condições necessárias ao retorno seguro ao trabalho, evidencia a necessidade de se discutir e avaliar as possíveis formas de trabalho docente frente a essa nova realidade vivida por todos e todas. Isso porque, além dos problemas individuais detectados, que põem professores e professoras em risco, nossos docentes convivem com o medo e as preocupações relacionadas aos riscos que envolvem familiares e entes queridos, já que 55,7% dos participantes da pesquisa afirmaram ter algum familiar em sua residência no grupo de risco, além dos 2,1% que relatou ter convivido com casos suspeitos ou curados de Covid-19 em sua residência. Uma realidade que deve ser considerada ao se discutir a retomada da atividade docente, pois os riscos que a situação de pandemia e uma possível volta sem a clareza dos critérios utilizados para isso certamente acarretarão também situações de estresse e quadros psicológicos não favoráveis à realização de um trabalho com qualidade, agravando ainda mais o quadro de adoencimento docente.

 

Por sua vez, a ventilada possibilidade de adoção de trabalho remoto não parece viável diante da realidade estrutural da UESPI e do Estado do Piauí. Apesar de mais de 70% dos professores apontarem possuir conexão à internet com qualidade entre regular e muito boa, 46,8% avaliaram negativamente a possibilidade da retomada parcial ou integral das atividades acadêmicas com mediação tecnológicas, tendo 61,8% respondido que a UESPI não possui condições para a realização remota de atividades de ensino, pesquisa e extensão.

 

 

A atividade docente, entretanto, não se resume às aulas. Embora 42,3% avaliem negativamente as condições para a realização de atividades administrativas na UESPI e 61% avalie da mesma maneira as condições para realização de atividades de ensino, pesquisa e extensão na instituição, muitos professores (71,3%) continuam desempenhando funções administrativas, realizando e orientando pesquisas em todos os níveis, da iniciação científica a pós-graduação, elaborando textos para publicação e mesmo preparando aulas para o momento em que as atividades forem retomadas. Fica mais que evidente que a resistência à adesão às possibilidades de ensino à distância não se trata de “não querer trabalhar”, mas sim uma preocupação com a qualidade e as condições do desenvolvimento do trabalho docente.

Os dados de 2019 da ANATEL revelam que apenas 31% dos municípios piauienses possuem redes de fibra ótica, necessárias para maior difusão da internet banda larga. Essa realidade constitui, portanto, a base material da possibilidade de adoção do trabalho remoto numa instituição multicampi, com atividades em dezenas de municípios do interior do estado do Piauí, como é o caso da UESPI. Obviamente, o trabalho remoto exige mais que boa conexão de internet (já tão escassa em nossa realidade). Entre os professores que participaram da pesquisa, apenas 43,5% afirmaram dispor de estrutura adequada ao trabalho remoto em seu espaço doméstico e somente 19,7% afirmam que não teriam dificuldades pedagógicas em conduzir uma aula à distância.

Somente 32% dos participantes informou não ter nenhuma dificuldade de realizar atividades de ensino à distância, entretanto apenas 17,6% diz saber operar tecnologias necessárias para conduzir uma aula à distância com qualidade. Entre as dificuldades apontadas pelos docentes, destacam-se aquelas relacionadas à má qualidade da conexão de internet, indisponibilidade de aparelhos tecnológicos necessários, falta de habilidade com as ferramentas e dificuldades metodológicas para trabalhar com o ensino à distância. Mais de 90% dos participantes da pesquisa também acredita que seus alunos teriam dificuldades em acompanhar aulas à distância, e 52,2% não acredita que a UESPI lhe fornecerá todo o suporte necessário para o exercício do trabalho docente de forma remota. 75,1% avalia negativamente a possibilidade da retomada das atividades de forma presencial.

O panorama produzido por meio dessa pesquisa explicita a impossibilidade da realização de atividades docentes via mediação tecnológica na UESPI. Diante disso a ADCESP se posiciona contrária a implantação de ensino à distância como alternativa ao trabalho docente presencial na situação de  isolamento social em razão da pandemia de Covid-19. Vale salientar que ferramentas e habilidades para o uso das Tecnologias da Informação e da Comunicação (TICs), em si, não viabilizam o processo de formação, são meios, cuja eficácia requer propostas pedagógicas e metodológicas alinhadas à objetivos e condições de realização.

A pesquisa aponta ainda, ao mesmo tempo, a gravidade do problema que temos a enfrentar e a necessidade de se discutir o futuro do trabalho docente em nossa IES, de modo amplo, aberto, envolvendo os diversos segmentos da comunidade acadêmica, prestigiando e valorizando os muitos saberes existentes entre nós, para construirmos formas seguras de trabalho diante da nova realidade que se estabeleceu a partir da pandemia de Covid-19, sem precarizar o trabalho docente e sem deteriorar a qualidade do importante trabalho realizado pela UESPI no estado do Piauí.

Nesse sentido, a ADCESP defende a renovação da suspensão do Calendário Acadêmico 2020 até que as Organizações de Saúde recomendem o fim do isolamento social e sejam garantidas as condições de segurança para o trabalho docente na UESPI. Além disso, propomos a criação de um Comitê de Crise composto pelos três segmentos da comunidade academica da UESPI (professores, técnicos e estudantes), garantindo as representações da ADCESP, SINTUESPI e DCE, com profissionais de distintas áreas, buscando ampliar a discussão sobre as formas de trabalho diante da realidade imposta pela pandemia de Covid-19 e buscar estabelecer condições seguras para o retorno às atividades regulares ao fim da pandemia.

 

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Teresina, 29 de abril de 2020.

Coordenação Estadual da ADCESP