Em Assembleia Geral, docentes aprovam continuidade das mobilizações salariais e condições para o retorno presencial

Em Assembleia Geral realizada na última quarta-feira (16/03) a categoria Docente da UESPI voltou a debater sobre o retorno presencial seguro das aulas na UESPI e sobre a campanha salarial dos Docentes.

A Assembleia foi conduzida pela professora Rosângela Assunção, que apresentou um histórico das ações do sindicato durante a Campanha Salarial, iniciada em Setembro do ano passado. Na ocasião foi deliberado que a direção da ADCESP elabore um texto apresentando
essas ações.

Acerca da Campanha Salarial, a categoria reiterou a necessidade de ampliar e fortalecer as mobilizações, tendo em vista a total inércia e falta de diálogo por parte do Governo do Estado. Foi aprovado a participação dos professores e professoras da UESPI no Ato de Protesto, convocado para o dia 23/03, em conjunto com outros sindicatos e movimentos sociais da Educação. A categoria vai às ruas em busca de uma reabertura de um canal de negociação. Vale ressaltar que até o momento o Governo do Estado não apresentou nenhuma proposta para a categoria.

Além disso, a categoria também aprovou a unificação das lutas entre os trabalhadores da educação, somando-se às agendas dos/as professores/as da rede municipal, estadual e federal.

Retorno presencial seguro

Diante de um cenário de incertezas, onde a reitoria ainda não apresentou o Protocolo de Biossegurança para ser debatido com a comunidade acadêmica, com garantia de uma infraestrutura dos Centros e Campi, bem como medidas de biossegurança, vacinação, equipamentos de proteção individual (máscaras, etc, insumos e investimentos financeiros, orientações técnicas do Ministério do Trabalho.

A categoria segue reivindicando a abertura de um debate amplo a cerca do protocolo de retorno presencial.

 

REUNIÃO COM O DCE

Na última sexta-feira, 18, uma comissão formada pela coordenação da ADCESP se reuniu com representantes do DCE UESPI Livre para articular lutas conjuntas. Discentes e docentes concordaram que o retorno presencial é a pauta comum mais urgente no momento e que as ações devem ser articuladas coletivamente.

Na reunião, foi aprovada uma articulação para construção de uma mobilização em torno de uma garantia de segurança para o retorno presencial, incorporando as pautas já aprovadas pelos docentes e a demanda estudantil em torno do transporte público. Foi aprovado ainda a incorporação dos estudantes nos atos do dia 23 de Março.