Em Assembleia Geral, professores da UESPI decidem que só retomam aulas presenciais após elaboração de protocolo de biossegurança com cronograma de execução, pela Universidade

Na manhã da última sexta-feira, 18/02, a categoria docente da UESPI reuniu- se em Assembleia Geral para debater acerca do retorno seguro das atividades presenciais na UESPI, Campanha Salarial 2021 e compra do imóvel para sede administrativa da ADCESP.

A Assembleia Iniciou com uma exposição da Professora Olívia Dias de Araújo, representante da Regional Nordeste 1 do ANDES-SN, que trouxe um panorama do contexto atual da pandemia da Covid-19 e as condições concretas para o retorno seguro. De acordo com a professora, a nova variante apresenta um grau de transmissibilidade muito superior à outras e, inclusive, a outros vírus já conhecidos. Isso torna o processo de retorno ainda mais perigoso, na medida em que um debate qualificado não tem sido realizado.

“Não adianta apenas dizer que a universidade precisa retornar, porque todos nós aqui queremos voltar. Mas é preciso saber se, de fato, temos as condições para esse retorno. Precisamos ter um protocolo de retorno e condições materiais para isso”, afirma. A Professora Maria do Socorro reforçou esse posicionamento, afirmando que o momento agora não é saber se estudantes e professores querem ou não retornar às atividades presenciais, mas saber se estudantes e professores podem retornar. “É necessário ter condições para isso”, afirma.

Os professores Thiago Reisdorfer e Gabriela Almeida, ambos do Campus de Oeiras, apresentaram propostas iniciais para construção de um protocolo e retorno presencial seguro, elaborado coletivamente pelos docentes do Campus. A categoria decidiu que essas propostas, bem como as informações apresentadas pela Professora Olívia Dias, devem ser instrumentalizadas pelas ADCESP, a fim de organizar um documento/protocolo a ser encaminhado à Administração Superior, para começarmos a discutir a volta presencial.

A categoria aprovou ainda que o sindicato solicite, junto à gestão superior da UESPI, um cronograma para informar sobre: a situação atual da UESPI (informação); acerca das providências, por parte da gestão, para sanar os problemas; previsão de tempo para o retorno presencial seguro.

Campanha Salarial 2021: no que diz respeito à Campanha Salarial, a professora Rosângela Assunção informou que as negociações seguem estagnadas, uma vez que o Governo do Estado ainda não apresentou uma contraproposta e sequer reabriu o canal de negociação. Diante disso, a categoria aprovou a permanência das mobilizações e pressão junto ao Governo, mas também à Administração Superior e Deputados Estaduais, para que se posicionem sobre esse descaso.