Governo do Estado desmarca reunião de negociação sem aviso prévio; ADCESP segue em mobilização pela Campanha Salarial

 

Estava agendado para hoje (16/12) a segunda rodada de negociação salarial entre o Governo do Estado (representado nesta negociação pela SEADPREV e SEGOV) e Sindicato dos Docentes da UESPI (ADCESP). Conforme acordado na primeira reunião, realizada no dia 09/11, o encontro de hoje tinha o objetivo de debater uma contraproposta do Governo do Estado em relação à reivindicação da categoria docente, que é o reajuste de 53,93%, referente à recuperação das perdas salariais dos últimos 7 anos.

Sem aviso prévio ou justificativa plausível, a Secretária de Administração Ariane Benigno cancelou a reunião agendada para hoje. A ADCESP se fez presente na sede da secretaria e foi informada que a decisão do Governo é suspender as negociações e retomar essa discussão em janeiro de 2022, tendo até o momento apenas a garantia do reajuste de 10% linear para todas as categorias, como já anunciado. Uma nova reunião foi agendada para o dia 5 de janeiro de 2022, às 10h.

A ADCESP lamenta a forma como o governo do Estado tem tratado as negociações com as categorias do serviço público: com demonstrações claras de desinteresse em ouvir e solucionar os graves problemas relativos aos salários congelados. O cancelamento da reunião de hoje, sem que a ADCESP tenha sido previamente comunicada, mostra mais uma vez o que tem sido uma prática recorrente do Governo do Estado, que é a ausência de diálogo e respeito com as categorias dos servidores públicos.

ASSEMBLEIA DOS DOCENTES DA UESPI É CANCELADA

A Coordenação Estadual da ADCESP havia convocado uma Assembleia Geral para o dia 17 de dezembro, com o intuito de debater a contraproposta do Governo do Estado. Entretanto, como não houve uma proposta do poder executivo estadual, a Coordenação decidiu por suspender a Assembleia convocada para amanhã. Uma nova Assembleia Geral será convocada tão logo aconteça a reunião com o Governo do Estado.