ADCESP lança Carta Aberta à comunidade acerca da eleição para reitoria da UESPI

Em reunião do Conselho Estadual dos Representantes da ADCESP, que reúne a Coordenação Estadual e as Coordenações Regionais, foi debatido e deliberado a elaboração de uma Carta Aberta à comunidade uespiana, apresentando a posição do sindicato acerca das próximas eleições para reitoria da UESPI. Compartilhamos abaixo a carta na íntegra:

 

CARTA DA ADCESP À COMUNIDADE UESPIANA

 

A UESPI, há décadas, vem sendo assolada por gestões que intensificaram o compromisso com sucessivos governos estaduais que desmantelaram os investimentos estruturais e, mesmo, o custeio da universidade, comprometendo o desenvolvimento do trabalho. E esses problemas ficaram ainda mais evidentes com o advento da pandemia.

Apesar do compromisso e da dedicação da comunidade acadêmica, a UESPI vive, e convive, com incertezas, com a apatia e o descaso por parte dos seus gestores e de governantes estaduais. De fato, vivemos tempos de muitas dificuldades que têm se configurado em ataques às universidades brasileiras, em especial contra a sua autonomia didático-científica, administrativa (incluída a gestão financeira e patrimonial), conforme prescrito no Artigo 207 da Constituição Federal do Brasil, e no Artigo 228 da Constituição do Estado do Piauí.

O processo eleitoral para a Reitoria da UESPI, que se aproxima, será distinto de outros tempos porque, talvez: não teremos o calor dos debates, acompanhados de aplausos e/ou de vaias; não haverá comitês de campanhas repletos de apoiadores; os cartazes com propostas, provavelmente, serão substituídos pela “frieza da lives” pelas redes sociais. Entretanto, nada disso diminui a importância desse momento que pode reunir, nas urnas, os anseios da comunidade acadêmica pelo respeito e exercício da democracia. Contudo, será preciso trasnpor muitos obstáculos para se conseguir transformar a democracia em concreto instrumento de construção da realidade uespiana. 

A primeira batalha a ser travada pelo(a) próximo(a) reitor/a deve ser para fazer valer a autonomia da nossa Universidade. Nesse sentido, o enfrentamento será contra o governo estadual que, na medida em que não respeita a autonomia e não financia a UESPI, atua para matá-la. O(a) reitor/a deverá, pois, assumir que a UESPI se nega a morrer.

Uma segunda tarefa é implementar e/ou aperfeiçoar procedimentos para garantir que os processos decisórios da universidade sejam democráticos; que tenham a real atuação dos organismos de base, tais como: coordenações de cursos, conselhos de unidade, etc. Agindo nessa direção, é urgente a tarefa de garantir que os campi do interior tenham a devida participação. 

Por isso, nós da ADCESP, o Sindicato dos Docentes da UESPI, vimos a público comunicar que iremos acompanhar, atentamente, o processo de escolha para Reitor/a da UESPI no ano 2021. E mais: que, que, iremos exigir do(a)s candidato(a)s a reitor/a que:

  1. Exerçam todo o seu mandato fazendo a defesa intransigente da autonomia da UESPI, conforme preconizados nas leis, em todos os espaços e frente aos diversos sujeitos; 
  2. Busquem realizar os direitos, as necessidades e os interesses da comunidade acadêmica (dos docentes, discentes e técnicos administrativos), tendo em vista o objetivo de dotar a maior instituição pública de ensino superior do Estado, a UESPI de condições para o desenvolvimento do seu trabalho de educação e formação humano-social. 
  3. Tornem a democracia em instrumento fundamental por meio do qual serão discutidos, elaborados e executados as ações administrativas na UESPI. 
  4. Implementem políticas que garantam condições para a permanência dos estudantes que ingressarem na UESPI. 

 

Teresina, Piauí, Março de 20121

Conselho de Representantes da ADCESP 

a das próximas eleições para reitoria da UESPI. Compartilhamos abaixo a carta na íntegra: