Com 318 disciplinas sem Professores, categoria docente aprova retorno da campanha SOS UESPI

Em 2019, a Universidade Estadual do Piauí tinha um total de 600 disciplinas descobertas por falta de professores. A mobilização docente e estudantil foi responsável por pressionar o poder público medidas para solucionar esse grave quadro, que estava inviabilizando o funcionando de diversos cursos.

Ano passado, a Pademia paralisou todas as atividades Universitárias da instituição e, ainda assim, havia um Déficit de 485 disciplinas sem docentes.

Nesse ano, o cenário permanece o mesmo. A aprovação das aulas remotas abriu margem para o remanejamento de turmas e estudantes sem professores, reduzindo esse número para 318 disciplinas descobertas.

“Recebemos denúncias de professores que estão sendo forçados a matricular mais alunos que o permitido. Isso é grave e nossa orientação é que não faça”, afirma Rosângela Assunção, coordenadora geral da ADCESP.

Não bastasse todo esse cenário, a reitoria da UESPI afirmou ainda não haver previsão para realização de um novo concurso público. Os problemas estruturais seguem sem solução, o financiamento segue precário e atrelado às decisões do governo do estado e a assistência estudantil ainda está muito aquém do necessário.

“Todos esses fatores somados fizeram com que a categoria aprovasse o retorno da Campanha SOS UESPI”, finaliza Rosângela.