Professores da UESPI aprovam novo calendário eleitoral e debatem acerca do trabalho do remoto na instituição

Em assembleia geral realizada no último dia 10 de setembro a categoria docente da Universidade Estadual do Pìauí – UESPI deu seguimento às discussões em torno da eleição da próxima coordenação estadual do sindicato. Na Assembleia anterior foi aprovado a realização de eleições virtuais e nesta nova assembleia, a categoria debateu e aprovou as reformulações do regimento eleitoral e calendário das eleições.

A professora Rosângela Assunção, coordenadora geral da ADCESP, fez a leitura as alterações propostas pela Comissão Eleitoral e, em seguida a categoria votou e aprovou o novo calendário (que será divulgado em breve).

Na ocasião, os/as docentes também elegeram os representante para participar do 9º CONAD Extraordinário do ANDES – Sindicato Nacional. A professora Rosângela Assunção foi eleita delegada, a professora Janete Brito foi eleita como observadora suplente de delegada e o professora Gisvaldo Oliveira foi eleito como observador.

Trabalho Remoto na UESPI

A professora Rosângela Assunção abriu a pauta informando que ela deve ser um constante a partir de agora, até que esse cenário seja modificado. A categoria se mostrou receosa com a possibilidade de início das aulas remotas sem que as condições mínimas, para professores e estudantes, tivessem sido oferecidas.

Diante disso, a categoria aprovou que o início das aulas remotas dos semestres 2020.3 e 2020.1 esteja condicionado ao cumprimento da resolução CEPEX 020/2020, no que diz respeito à garantia do auxílio conectividade para discentes e docentes. Caso não seja viabilizado, que as datas de início sejam alteradas até a concessão do auxílio. Caso as aulas se iniciem sem o atendimento, a ADCESP orientará aos(as) professores que não ministrem aula.

Aulas remotas adiadas

Ontem, 14/09, a reitoria da Universidade Estadual do Piauí informou o adiamento do Período Especial Curricular 2020.3 em virtude da indisponibilidade dos recursos de conectividade, que seriam implantados pelo Estado.
Na nota, a reitoria afirma que a UESPI conta muitos alunos em condições de vulnerabilidade social, sobretudo no interior do Estado, e estes necessitam de fomento para conexão às mídias digitais usadas no ensino remoto, portanto, para viabilizar e atender aos alunos da universidade, a UESPI fez gestão junto ao Governo do Estado para resolver os desafios de conectividade.

Pela Resolução n. 020/2020, aprovada pelo Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (Cepex), em 17 de agosto, o retorno às atividades de ensino está condicionado à disponibilidade dos recursos de conectividade a serem implantados pelo Estado, por isso que as aulas do Período Especial – PEC 2020.3 – teve seu início adiado.