ADCESP participa do 8º CONAD Extraordinário do ANDES-SN, que aprovou prorrogação do mandato da atual diretoria do Sindicato Nacional

A ADCESP esteve presente, nos dias 30 e 31 de julho de 2020, no 8º CONAD Extraordinário do ANDES-SN. O evento ocorreu de forma virtual, em um momento de absoluta excepcionalidade e suspensão da vida cotidiana de parte da população mundial. Na pauta, a prorrogação do mandato da atual diretoria do Sindicato Nacional gestão 2018-2020.

A professora Rosângela Assunção, coordenadora geral da ADCESP, participou como delegada, representando a categoria docente da UESPI. Ela avaliou positivamente o evento e destacou a boa participação de delegados e observadores. Rosângela também ressaltou a importância das deliberações.

“A decisão tomada foi a mais acertada uma vez que temos muitas lutas para enfrentar e não podemos ser barrados por questões organizativas do sindicato. Foi aprovado um outro CONAD, para discutir as eleições. Na análise de conjuntura foi reforçado a necessidade de derrubar o governo Bolsonaro”, afirma a professora.

A prorrogação do mandato da atual diretoria nacional do ANDES-SN (2018-2020) foi tema da plenária II do 8º Conad Extraordinário do Sindicato Nacional, na sexta-feira (31). O processo eleitoral do ANDES-SN foi suspenso pela Comissão Eleitoral Central (CEC) da entidade, em acordo com as chapas inscritas, devido à pandemia da Covid-19. Ao finalizar os trabalhos, o presidente da entidade, Antonio Gonçalves, agradeceu à base do ANDES-SN por ter legitimado politicamente a prorrogação do mandato da atual diretoria.

“Vamos dar seguimento, como diretoria executiva, a todas as deliberações aqui tomadas relacionadas à CEC e à convocação de outro Conad extraordinário e desejar que todos e todas fiquem bem, mobilizados e mobilizadas pela base, lutando pela vida, lutando contra a política genocida de Bolsonaro e de muitos governadores. Temos muita luta contra todas as formas de opressão que se exacerbam, se intensificam nesse momento de pandemia. À luta, companheiros e companheiras!”, conclamou, declarando encerrado o 8º Conad Extraordinário do Sindicato Nacional online.

O evento ainda contou com uma plenária de análise de conjuntura, opnde as avaliações destacaram a agudização da crise do Capital internacional, que intensifica a exploração e miséria da classe trabalhadora, enquanto amplia a riqueza de poucos, inclusive durante a pandemia.

Outro aspecto abordado foi o caráter excludente do ensino remoto imposto em diversas instituições, ignorando parcela grande dos estudantes, em especial mulheres, negros e negras, indígenas, quilombolas e pessoas com deficiência. E, ainda, as dificuldades materiais e subjetivas da comunidade acadêmica em participar desse modelo.
Muitas falas apontaram que a questão do acesso à tecnologia é apenas um dos pontos a ser considerado, mas, no entanto, tem sido colocado em várias instituições como o único entrave para a transferência do ensino para plataformas virtuais.

Para a diretora do Sindicato Nacional, Katia Vallina, foi recorrente nas falas a proposta de construção da unidade para organizarmos a luta pelo fim do governo Bolsonaro/Mourão, a luta contra o fascismo, a necessidade de intensificar as lutas em defesa da vida e ampliar a solidariedade de classe.

“E, no âmbito da educação, prosseguir no debate com a nossa categoria sobre o significado do Ensino Remoto, que promove a privatização da educação, a precarização do ensino das IES, afeta a saúde mental dos docentes e gera exclusões na comunidade acadêmica, dentre outros prejuízos. Indubitavelmente, o 8º Conad evidencia pelo número de participantes, mas, sobretudo, pelo nível dos debates, a relevância da sua realização”, acrescenta.