ADCESP realiza primeira Assembleia Virtual e categoria debate sobre CONAD Extraordinário do ANDES/SN e trabalho remoto na UESPI

Na última quarta-feira, 22 de julho, professores e professoras da UESPI dos campi de Teresina, Piripiri, Floriano, Picos, Oeiras, Campo Maior e Parnaíba se reuniram em Assembleia Virtual, por meio da Plataforma Google Meet. A assembleia foi presidida pela professora Rosângela Assunção, coordenadora geral da ADCESP e secretariada pelo professor Antonio Dias, coordenador de comunicação.

 

 

Também participou da Assembleia, o Prof. Osmar Alencar Júnior (Coordenador da regional Nordeste I do ANDEs/SN), para falar do CONAD Extraordinário do ANDES, que terá como pauta central a prorrogação do mandato da atual gestão do ANDES, bem como sobre o próximo processo eleitoral.

Na ocasião, os presentes elegeram os representantes da ADCESP no CONAD Extraordinário. Sobre essa pauta, após os esclarecimentos feitos pelo professor Osmar e a professora Rosângela, foi realizado dois processos de votação. Na primeira votação, os membros da Assembléia votaram e aprovaram os/as observadores/as para o evento: a professora Janete Brito (Observadora suplente de delegado) e o professor Gisvaldo Oliveira (Observador). Na segunda votação, o nome da professora Rosângela Assunção — que havia sido indicado pela Coordenação Estadual da ADCESP — foi aprovado como delegada da ADCESP no CONAD.

Passado esse momento inicial de votação, a professora Lucineide Barros abriu a segunda pauta, sobre trabalho remoto. A professora apresentou um Documento elaborado por um grupo de trabalho composto por professores filiados a ADCESP, que contém análises e interpretações de cunho jurídico-político com foco nas questões relativas ao trabalho docente, sobre a Norma Técnica 11/2020 do Ministério Público do Trabalho (sobre o trabalho remoto).

O texto do documento da ADCESP põe em destaque os princípios e as pré-condições para a realização do trabalho remoto docente na UESPI. Sobre essa pauta, foi aprovado que o Documento elaborado pela ADCESP, tendo como base a Nota Técnica 11/2020 do MPT, deverá ser usado como base para guiar o nosso debate e tratativas sobre o trabalho remoto, não-presencial, na UESPI.

Além disso, a categoria também aprovou que a ADCESP busque um posicionamento oficial da Reitoria da UESPI sobre o texto da Nota Técnica 11/2020 do MPT. Foi aprovado ainda que a ADCESP solicite que reitoria, antes de encaminhar discussões e votações sobre questões e documentos (protocolos, minutas, resoluções, e outros) para os Conselhos Superiores da UESPI, envie tais debates e documentos para serem discutidos nas instâncias institucionais (direção de centro e campi, coordenação de curso). Além disso, foi aprovado que a ADCESP solicite um posicionamento da Reitoria da UESPI acerca dos procedimentos necessparios para viabilizar a participação da representação docente dos campi do interior nos Conselhos Superiores da UESPI: CEPEX e CONSUN.

Por fim, foi decidido que a categoria, através de posicionamento oficial da ADCESP, avalia não haver condições para o retorno ao trabalho administrativo presencial na UESPI, previsto para se iniciar em 10 de agosto de 2020, caso não até essa data não tenham sido tomadas as providências necessárias, por parte da Reitoria e do Governo do Estado, para garantir as condições de trabalho seguras.