DOCENTES APROVAM CONTINUIDADE DAS MOBILIZAÇÕES EM TORNO DO ACORDO COLETIVO DA GREVE DE 2019

Em assembleia geral realizada no dia 31 de janeiro, a categoria docente da UESPI debateu a cerca do Dissídio Coletivo de Greve, da Ação Coletiva Promoção Progressão e Mudança de Regime e também e também sobre as possibilidade e formas de Mobilização da Categoria para exigir o cumprimento de acordo firmado na greve do ano passado.

Na ocasião, a categoria aprovou a continuidade das mobilizações em torno das reivindicações que fundamentaram os acordo coletivo na greve de 2019. Em virtude do calendário acadêmico, que está encerrando para férias neste mês, a categoria decidiu pela realização de uma assembleia logo na primeira semana após o retorno das aulas. A data estabelecida para a Assembleia foi 07 de Abril de 2020, onde deve ser aprovado um plano de lutas.

A respeito da Ação Coletiva Promoção Progressão e Mudança de Regime foi esclarecido que já existe uma ação movida pela Assessoria Jurídica do sindicato, onde vários professores estão inclusos e que outros docentes que também estejam prejudicados podem ser inseridos nessa mesma ação. Para isso, o sindicato solicita que os/as professores/as que tenha interesse em inserir seus nomes na ação, que venham ao sindicato para entregar a documentação necessária.

Foi discutido ainda acerca dos encargos docentes para professores do PEC (Período Especial Curricular). Foi aprovado que a Adcesp irá provocar a Reitoria para se posicionar, por meio de um parecer jurídico, sobre o fato de professores estarem ultrapassando a carga horária de ensino semanal durante o PEC, bem como sobre um possível desvio de função do PEC.

 

ASSEMBLEIA FOI TRANSMITIDA AO VIVO PARA PARNAÍBA

 

Pela primeira vez, a assembleia foi compartilhada e transmitida ao vivo para professores do Campus de Parnaíba, litoral do estado. O professor Fernando Botton, que provocou a Coordenação Estadual da ADCESP sobre a possibilidade da transmissão, ressaltou a importância dessa iniciativa. “Foi muito bom ter essa primeira experiência, foi positiva. acho que vai agregar mais e aproximar mais professores, por se sentirem mais representados”, afirma.

O professor Antônio Dias, coordenador de comunicação, afirma que as novas tecnologias da comunicação devem ser utilizadas de forma qualitativa pelos sindicatos e essa possibilidade de transmissão e participação de professores e filiados que estão nos campi do interior é muito importante. “E é importante, sobretudo, no sentido de garantir uma pluralidade e representatividade maior nas decisões do sindicato”, finaliza.