ESTUDANTES DE PICOS FECHAM A BR 316 EM PROTESTO CONTRA A PRECARIZAÇÃO DA UESPI

A mobilização em Defesa da UESPI segue forte pelo interior do estado. Ao longo desta semana, estudantes do DCE – 9 de Novembro, do Campus Professor Barros Araújo, em Picos, realizaram diversas mobilizações, com debates, rodas de conversas e, na última quinta-feira, uma manifestação que parou parte da BR 316, que interliga diversas cidade da região sul do estado.

 

Para o estudante Lucas Ibiapina, diretor do DCE – 9 de Novembro, o Mobiliza Uespi é um vento que tem como objetivo conscientizar através da luta, que é preciso sair do imobilismo e defender a Universidade. “Só através disso é que mudaremos nossa realidade. Precisamos fazer mobilização, reivindicar nossos direitos. O Governo não garante o mínimo e a gente tá aqui pra lutar, pra dizer que estamos juntos com Piripiri, Teresina, Oeiras, Floriano… a Uespi precisa de unir”, afirma.

Os estudantes relatam que a situação do Campus é de calamidade. Estudantes desistindo porque falta de condições de permanência, cursos sem aula por falta de professores, onde só o curso de jornalismo tem uma carência de 14 disciplinas. Além disso, três turmas estão assistindo aula no auditório por falta de salas, os terceirizados estão com salário atrasado, a biblioteca é pequena e com acervo defasado, entre diversos outros problemas que levaram os estudantes a realizar essa mobilização.

A professora Rosângela Assunção participou da mobilização. Ela ressalta o papel fundamental dos estudantes na luta em defesa da UESPI. “Os estudantes sempre demonstraram força para defender a UESPI e a categoria docente está aqui pra somar nessa luta que é de toda a sociedade. A UESPI é um patrimônio do Piauí e lutar pela sua sobrevivência é nossa obrigação!, afirma./