Estudante de medicina paralisam e fazem manifestação pelas ruas de Teresina

Estudantes dos Centro de Ciências da Saúde (CCS – FACIME), após reunião realizada na sexta-feira (28/9), composta por representantes do Centro Acadêmico, pelo CORETUR – Conselho dos Representantes de Turma – e por Dr. Isânio – Diretor Acadêmico do HGV -, Dr. Jesus – Diretor do CCS – e Dr. Edinaldo – Coordenador do Curso de Medicina, foi decidido, pelo corpo estudantil, uma paralisação total das atividades do curso de Medicina, na segunda-feira, e ato em frente ao Palácio de Karnak em protesto contra a situação do internato e a falta de professores!

A manifestação levou dezenas de estudantes às ruas de Teresina e seguiram até o Palácio de Karnak, onde os estudantes deixaram os jalecos nas grades do palácio em forma de protesto.

Devido a irregularidades no contratos e no sistema de pagamento dos preceptores do internato, o Governo do Estado, após notificação da Controladoria Geral do Estado, definiu que todos seriam retirados de suas atividades. As vias administrativas provaram-se ineficientes para a resolução do problema e o internato está SEM PRECEPTORES! Além disso, a grade curricular está com mais de 10 disciplinas sem professores.

De acordo com Ítalo, que é estudante e presidente do Centro Acadêmico de Medicina Carlyle Guerra de Macêdo, o internato, dois últimos anos e onde temos as práticas nos hospitais, está sem preceptores, que são os médicos/professores que nos orientam, por falta de pagamento e irregularidades na regulamentação. “O Centro Acadêmico de Medicina REPUDIA a postura do Governo em sucatear o curso de Medicina e a UESPI inteira ao ponto de inviabilizar a formação de novos profissionais! Sem internato, NÃO há curso de Medicina! Além disso, mais de 10 disciplinas estão sem professores na grade curricular”, afirma.