ADCESP se posiciona contrária à proposta da Reitoria/Governo de alteração do Plano de Cargos, Carreira e Salários

A coordenação estadual da ADCESP vem desde o fim da última greve da categoria (15 de abril) buscando negociação e diálogo com a reitoria e governo do estado, no sentido de assegurar as propostas de melhorias da Universidade firmadas com a mediação do Tribunal de Justiça. Esse acordo, entretanto, vem sendo descumprido sistematicamente pelo governo do estado e reitoria da UESPI.

Agora, uma nova proposta da reitoria da UESPI, apresentada ao governo do estado, propõe, entre outras medidas danosas, o aumento da carga horária docente, tendo como consequência o fim da pesquisa e extensão na universidade. 

A ADCESP se posiciona contrária a qualquer proposta que venha a alterar nosso Plano de Cargos, Carreira e Salários, sobretudo, as que resultam em aumento de carga horária para a categoria. Ressaltamos que a UESPI é uma instituição autônoma e que toda e qualquer medida que interfira diretamente nas atividades docentes devem ser amplamente discutidas com a comunidade acadêmica. 

Defendemos uma universidade pública, gratuita e de qualidade, com respeito ao tripé ensino-pesquisa-extensão e valorização docente. Defendemos a nomeação imediata dos classificados do último concurso e a efetivação completa do quadro docente, com realização de concurso público para professor efetivo (conforme lei estadual 124/2009). Defendemos uma universidade autônoma, administrativa e financeiramente.

 

Coordenação Estadual da ADCESP – Sessão Sindical dos Docentes da UESPI

11 de Setembro de 2019